(para conhecer mais sobre o teor do OUTRO LIVRO DE MÓRMON clique na imagem acima)


OUTRO LIVRO DE MÓRMON

"Porque, aquele que é indiferente às profecias de seu profeta para sustentar seu testemunho, se este é verdadeiro ou falso, e ainda assim aclama seu profeta de verdadeiro não sabendo esse homem quanto à honra das profecias de seu profeta, eis que esse mesmo homem não é um santo; mas um salteador.
Se, porém, indiferente não for, mas por via mais agravada, saber que seu profeta haja falhado uma só profecia, tendo seu profeta falado em nome de nosso Deus, e ainda assim esse mesmo homem seguir a seu falso profeta, eis que este não será não, um salteador; mas um diabo."







INTRODUÇÃO AO 'OUTRO LIVRO DE MÓRMON'


A cidade de Machu Picchu do império Inca situado a sul do atual continente Americano, mais precisamente em Lima - Peru, foi descoberta em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. Acreditou-se que mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico o seu povo não desenvolveu um sistema de escrita sofisticado. Todavia, esta pré-suposição tornou-se controversa em meados de 1950 com o aparecimento dum conjunto de escritos em papiro que formam o atual OUTRO LIVRO DE MÓRMON.

Escrito numa sociedade religiosa politeísta e sem referências a datas, mas cujo teor nos remete para o período entre 1800 e 1911, o editor RAFAEL LARCO HERRERA compilou num livro o conjunto das folhas de papiro e atribui-lhe de forma animada e até sarcástica o nome de OUTRO LIVRO DE MÓRMON precisamente por este possuir efusivamente referencias ao povo Mórmon. O livro designado LIVRO DE MÓRMON pertence à atual IGREJA DE JESUS CRISTO E DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS e, não havendo acesso possível ao original compilado em placas de ouro pertencente à referida instituição religiosa, O LIVRO DE MÓRMON é aceite como legítimo por uns e ilegítimo por outros. A crença do povo Mórmon no seu livro como veracidade divina, advém-lhe da "manifestação do Espírito Santo", assim podendo o mesmo povo usar os mesmos critérios de avaliação para saber quanto à mesma veracidade divina do OUTRO LIVRO DE MÓRMON. Quanto ao leitor mais científico, a visita ao MUSEO LARCO na cidade de Lima - Peru, fundado pelo editor do livro, é a melhor via para testemunhar ocularmente quanto às referidas folhas de papiro. 


Nota:
O verdadeiro Livro de Mórmon é um conjunto de placas de ouro que até à data ninguém as viu tacitamente. Todos os restantes Livros de Mórmones existentes são meras cópias das placas de ouro a quem o Espírito Santo tem revelado ser verdadeiro. Assim, o que se segue é também a cópia do original OUTRO LIVRO DE MÓRMON que a muitos outros, até em número maior, o Espírito Santo tem também revelado ser verdadeiro.


           



OUTRO LIVRO DE MÓRMON
"E o ímpio dirá sobre nosso escrito: Tem demónio!
Mas não sabe o ímpio, que demónio tem seu coração; e amor tem nosso coração.".




EXTRATO ALIETÓRIO DO LIVRO





(acerca dos críticos ao OUTRO LIVRO DE MÓRMON)


1       E os pobres de espírito, já desarmados pela força de nossas letras, e perplexos por nosso mui amor, abrirão suas bocas furiosas e de lá sairão demónios que usarão nossos ditos para os arremessar contra o seu próprio criador.
2        E dirão: Tem demónio! E assim dirá o pobre de espírito, porque é pobre de espírito; e porque sua instrução no Senhor não lhe fez regra que o mal esconde seu mal dentro de sua cúpula onde permanece com seu mal.
3       Mas o bem, que é o bem, alarga seus ouvidos e amplia seus olhos para que tudo possa ver e tudo possa ouvir, pois que é vigilante de noitada e não dormitará no Senhor.
4        Aquele, pois, que olha em redor e diz: Tudo é bom pelo raiar e pela noitada; veja se não tem cúpula em seu redor, cujo fim é cerrar os ouvidos dos santos da boa palavra de nosso Deus; e portanto, de má instrução.
5     E assim sabereis quanto àquele que vive cercado por sua cúpula mentirosa: eis que seus ouvidos estarão fartos da palavra de nosso Deus que a todos gratuitamente foi lançada; mas estes, cercados de sua cúpula mentirosa, só ouvem o que é seu próprio dogma, e a nenhum outro mais.
6     Assim diz a sabedoria: não te canses de procurar e instigar; ama a verdade como a um filho que perdeste e procuras; assim diz a ignorância: não procures nem instigues, porque já tudo alcançaste; ama a teu descanso como a teu filho com quem dormitas pela noitada.
7       E os da cúpula mentirosa embalados no amor vão; e embalados em seus cânticos de paz vão; e semeando seus dogmas vão; e proferindo ao nome de nosso Deus vão; todavia, seus dogmas lhes serão por fatal.
8         E assim é porque lançam a verdade para o interno de seus corações; e lançam a surdez para o interno de suas cabeças; e é sua cúpula que os mantém em cativeiro; pois que lhes cerrou a seus ouvidos, e passos largos lhes deu para que arredassem da integra palavra de nosso Deus.
9       E eis que vão; não para a integra paz que é de nosso Deus, mas para sua própria paz, que é esta a paz coberta com um braço de verdade e seu outro braço de mentira.  
10       E vão em passada larga para seus cânticos e para seus mestres; mas eis que estes são os mestres da cúpula mentirosa, aqueles que lhes lançaram a má semente sobre seus corações.
11      E assim a semente de seus corações ficou medíocre; e ficou medíocre não porque não tenham amor, mas porque não têm verdade; não porque não façam o bem; mas porque caindo em loucura ensurdecederam a seus ouvidos e não recebem mais verdade; já por isso seguem alegres e tontos a seus falsos profetas, que são falsos porque falharam palavra quando se pronunciaram em nome de nosso Santíssimo Deus que, por ser o Santíssimo, não falha a palavra uma sequer. 
12     Portanto, filhinhos, escutai toda a palavra santa que provém de nosso escrito para que nenhuma delas clamando a vossos ouvidos, vos venha a condenar no alegre e derradeiro dia de Nosso Senhor Jesus Cristo.
13        Porque assim como o iníquo dorme em seu sono, e em seu sono diz: ‘graças te dou, oh Deus, por meu descanso’; assim é o incauto que profere já ter recebido de Deus toda a sua palavra e toda a sua verdade; pois que está possuído no dogma de sua doutrina, e no dogma de seu débil testemunho.
14        Portanto filhinhos, disto sabei: que o sábio alargará seus ouvidos para que ouça; e regalará seus olhos para que veja; e abrirá suas narinas para que inale; e alargará seu coração para que receba de nosso amor que é bom; e expandirá seu entendimento e raciocínio para que alcance sabedoria; já o ímpio, esse, fugirá de nosso escrito como o vulgar larápio foge de seu douto juiz.
15     E o ímpio dirá sobre nosso escrito: Tem demónio! Mas não sabe o ímpio, que demónio tem seu coração; e amor tem nosso coração.
16      Quem, pois, é o ímpio? Quem, pois, é o santo?
17       Ora, o que quer dormir diga: quero dormir! O que quer seu sono diga: quero meu sono! O que quer a paz de sua mentira diga: quero minha paz! E o que está coagido a mentir diga: sou eu que minto! E o que mente diga: serviremos!
18      Mas tu, oh sábio, nunca te esquecerás de tua sabedoria: dois olhos te deu o Senhor: um para que vejas, e outro para que confirmes.
19      Cabeça e coração te deu o Senhor: um para que ames, e outro para que alcances sabedoria.
20       Não queiras, pois, alcançar sabedoria pelo coração, e amar tão só por tua cabeça; pois assim fazem os incautos; e assim amestram todos os falsos profetas desde os princípios dos tempos; amém.




(acerca do poder do sacerdócio)

54      Estando, pois, um homem possuído com uma legião de demónios a proferir blasfémias, trouxeram-lhe os sacerdotes de mórmon para que lhe impusessem as mãos.
55      E não resultando a imposição de mãos, os sacerdotes de mórmon iniciaram a leitura de seu Escrito de Mórmon para que pudessem expulsar à legião que subjugava o homem.
56      Mas eis que ouvindo aos ditos desse escrito, a legião de demónios tornou-se ainda mais poderosa e blasfema que anteriormente, proferindo risadas e afrontas de quem está a vencer sua posse e não de quem está a derruir.
57      E enquanto a legião se exprimia com sua mui força no corpo do homem, eis que chegou um do povo de nosso Deus e começou a proferir a seus ditos; e dez fortes arremessos foram contra o possuído; e logo se viu que a legião se quedou de sua força e de sua cólera; e após muito se ter contorcido o homem possuído, eis que por fim sua legião o abandonou em sua paz.
58     Atentai, filhinhos, à sabedoria; e tu, mentiroso, enfia teus dedos em teus tímpanos e fixa a isto, não com teus ouvidos, mas com teu coração, se por via fores capaz.




(acerca do povo Mórmon)

17      O louco diz: não sou louco! E diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o louco é louco; assim será também o destino de todo o mórmon obstinado, que será obstinado até ao fim.
18      O mórmon diz: não importa que meu profeta haja falhado suas profecias; e diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o mórmon não é santo; assim será também o destino de todo o depravado, que será depravado até ao fim.
19    O mórmon diz: eu sei porque Deus me revelou! E diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o mórmon não sabe; assim será também o destino de todo o demente, que será demente até ao fim.
20       O louco diz: minha mente não é esguia! E diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o louco tem mente esguia; assim será também a mente do mórmon que tem só revelação para seu dogma e nenhum outro mais, e que será esguio até ao fim.
21      O mórmon diz: minha igreja e meu deus são os mesmos ontem, hoje e para sempre! E diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o mórmon não mudou a seu rumo; assim será também o destino de todo o burlão, que será burlão até ao fim. 
22      O mórmon diz em seu coração: a junção com várias mulheres provém de Deus! E outra vez no secreto de seu coração diz sobre a mãe do Cristo: não foi o Espírito Santo, foi corpo com corpo! E diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o mórmon não tem segredo; assim será também o destino de todo o louco mentiroso, que será louco e mentiroso até ao fim.
23       O louco diz: eu sou são! E diz com toda a sua convicção de verdade; e ai daquele que diga que o louco não é são; assim será também o destino de todo o mórmon, que será mórmon até ao fim.      
24   E após tudo isto, e não lhe bastando, de coração rijo e bêbado de sua verdade, eis que o mórmon obstinado abre sua boca furiosa, e de lá saem demónios que dirão: não necessito de lançar olhar sobre as placas de ouro porque meu sentimento é o bastante; e o obstinado diz com toda a sua convicção de verdade; assim será também o destino de todo o perdido, que será perdido até ao fim.
25      Filhinhos, fixai o ditado: Duras são as palavras que vos apresento; mas em amor sabei, que alguém haverá de travar, a dura loucura do diabo.
26      Mas julgais que nesta dura guerrilha entre o bem e o mal, só vós tendes sido feridos e mutilados? Não irmãos; não tendes sido só vós; sabei que na frente, na retaguarda e nas laterais de nosso grande pelotão há muitos dos nossos que estão caídos e a sangrar.
27      Sabei, com a suprema calma, que todo aquele que diz: ‘eu sei e não preciso mais’; esse, irmãozinhos, sabei, que está farto de ser golpeado na alma.
28      Julgais que nesta dura guerrilha entre o bem e o mal, tendes vós mais privilégio que vossos irmãos de luta? Julgais que vós sois os santos e os outros os demónios? Ah dormentes! Por boa ventura não sereis vós os feridos e mutilados e os outros os santos?
29      Ergue a teu coração, oh valente guerreiro! Ergue tua espada de sabedoria! Abre teus olhos como se fossem um sol cada um, e logo após, vê! Abre teus ouvidos até que se rasguem, pois que eles são a tua salvação.
30     E após, meu querido amor, luta piedosamente! Entra nesta luta da verdade; e sabe que outros, de coração já em pedaços, também piedosamente lutam a sós contra o poderosíssimo inimigo; outros, sabe tu, recuam às trincheiras, já sem pernas e sem braços.
31      Outros, como nós, empunham brasão para se defenderem dos golpes do inimigo; outros ainda, já estirados a nosso lado e a sangrar, mas sem que os vejas, estão caídos e feridos de morte, muito mais feridos que nós.




(acerca dos santos e mártires)

70      Está escrito: No princípio foram os santos de Deus torturados e apedrejados até à morte, e outros queimados vivos por anunciarem a santa palavra de nosso Deus.
71      E eis que a anunciaram aos ricos cleros que em sua autoridade a declararam heresia clandestina proveniente de demónios; e assim os ricos cleros levaram os humildes do povo de nosso Deus como o carniceiro leva os seus cordeiros para o matadouro.
72      Cortando-lhes os dedos, cadastrando-lhes o sexo, torturando-os com esticões até lhes arrancarem os braços e as pernas, golpeando-lhes as costas até ao osso, asfixiando-os, queimando-lhes as línguas, atirando-lhes ácido que queima e torturando-os; e assim operando os ricos dos cleros lhes mataram o corpo, mas eis que não lhes puderam matar a alma.
73      E outra vez está escrito: Que nos últimos dias os do povo de Deus haverão de ser declarados hereges por outros ricos cleros que renunciarão a santíssima palavra de nosso Deus, sob o pretexto de que uns entre os santos, procurarão resgatar a outros de seus templos e de suas falsas doutrinas; mas eis que os ricos cleros continuarão a resistir; mas por ora acarinhando profundamente ao coração dos santos, mas ferindo-lhes profundamente a alma; sem que lhes doa.
74      E de aparência de santidade, uns estão feridos; e de lisura, outros estão feridos; e de verdade, outros estão feridos; que é este o maior dos ferimentos; pois que não há bem sem verdade; e nenhum bem há sem verdade; pois que todo o bem sem verdade é oposição a Deus.
75      Ou não sabeis que o inimigo de nosso Deus tem como apanágio sobre seus seguidores, e amém sobre seus escravos, que estes sigam a mesma ordem que os fiéis seguidores de nosso Deus; e amém que lhes sigam a mesma paz, sem contudo, serem da mesma paz?
76      Porventura não cuidais vós, que o inimigo de nosso Deus sendo mui astuto como é, não haveria de lançar má semente sobre o coração de alguns entre nós? Porventura cuidais que esse inimigo dormita por noitada? 
77      Porque a uns lhes foi dada a paz da verdade; e a outros lhes foi dada a paz da mentira; e a uns lhes foi dada a tribulação da verdade; e a outros a paz contínua da mentira; não que lhes haja sido dado, mas que hajam alcançado por atrofia; aquele, pois, que não vive em verdade, vive em pecado.




(exortação ao povo de Mórmon para que recebam o OUTRO LIVRO DE MÓRMON)

37      E levantou-se do meio das águas a filha duma besta que tinha um nome em sua fronte com seis letras de seu nome: mórmon; e trazia duas espadas, uma em cada mão; a primeira, para cortar os ouvidos a seus seguidores para que não ouvissem; e a segunda, para cortar a língua ao povo de Deus para que não falassem a seus seguidores.
38      Assim, pois, diz o Senhor o nosso Deus: Que todo aquele que não usar com este escrito que segura em suas mãos, os mesmos critérios de avaliação que usou com seu Escrito de Mórmon e que o leva a testificar que este último é de Deus autêntico, disto sabei com toda a força de vossas almas e de vossos corações: Que sua injustiça não escapará aos olhos atentos do Senhor nosso Deus que tudo vê e nada esquece; e sabei de antemão que esse homem ou mulher que vai praticar tal injustiça, não escapará de sua pena, que como bem sabeis, é eterna e sempiterna.
39      Disto sabei queridinhos: Que todo aquele que proferir que este escrito provém do mal e do seu pai dos demónios, quão certo é que terá parte no outro mundo que se está por advir do qual todos nós que somos de Deus tanto ansiamos.
40    Pois o dia virá em que havereis de saber que nosso escrito é água pura que jorra da fonte do bem da qual nosso Deus é a nascente, e não é vinho embriagante que jorra da fonte do mal e que causa tropeço aos homens, como em facto é vosso Escrito de Mórmon como havereis de ver pelas letras de nosso escrito, e cujo santo espírito vos testificará.
41      Não espero, todavia, que algum de vós mude vosso coração; pois o espírito de profecia em mim já me declarou, que salvo uns poucos, muitos de vós não mudareis vossos corações por nossas letras, sem que primeiro vejais com vossos próprios olhos, muitos e muitos a morrerem por elas.
42   Quanto a vós, pequeninos da verdade, confesso-vos solenemente promessa em nome de nosso Altíssimo Deus, que todo aquele que suportar nosso escrito até ao fim, e que portanto suas mãos não se queimarem com o lume de suas letras, nem seu coração se abalar com o embate de sua verdade, eis que não o terminará sem que primeiro seu coração se faça em um fogo ardente que queima e derrete a alma do qual todos nós, povo de Deus, já bem conhecemos.
43      Disto sabei filhinhos: Que vos faço solene promessa; sabendo o Senhor nosso Deus de antemão que nada quero para mim e tudo quero para vós.
44      Que direis, pois, daquele que tendo a santa palavra de nosso Deus em suas mãos, e que todos os dias anuncia ao nome de nosso Deus com seus lábios, e tendo ele a palavra de nosso Deus em suas mãos, por ora a rejeita com seu coração? Direis: tem erro; Eu, porém, vos digo: tem loucura, e vai à perdição. 
45      Portanto queridinhos: Que ninguém vos impeça de consultardes este escrito que segurais em vossas mãos até sua última letra, se essa for a vossa vontade, porque aquele que haverá de usar suas garras afiadas e suas seduções perversas para vos impedir, sabei que terá parte no outro mundo que se está por advir do qual todos nós que somos de Deus tanto ansiamos.
46      Filhinhos, sabei que esta é a vontade de nosso Deus: Que todo aquele que ama a verdade, os seus olhos não se cansarão de ver, nem os seus ouvidos se encherão de ouvir; já o mesmo não vos haverão de aconselhar os corruptos de coração que vos haverão de atentar contra nosso escrito.
47      E assim farão porque são opostos à boa instrução clamando-a de má instrução porque a temem; e temem-na porque ela é do bem e eles, parecendo ser do bem, eis que têm muito do mal; e assim farão porque são opostos à boa instrução, clamando-a de pecado e de heresia, quando eles próprios é que são o pecado e a heresia que se opõe a nosso Deus.
48      E assim sabereis por forma simples quanto a estes de quem vos anuncio porque o Santo Espírito assim vos testificará: Que aquele que vos der conselho a não instigardes, a não consultardes, a não procurardes, a ouvirdes tão só com um ouvido como quem ouve só para um lado e não para todos os lados como aconselha a boa sabedoria, assim fazendo-vos de surdos, assim fazendo-vos de marionetas, assim cegando-vos, assim roubando-vos na alma, assim colocando-vos no caminho da loucura e não no caminho da sabedoria, sabei que esse mesmo é aquele que já vos tem burlado sem saberdes vós, pois bem, que tendes sido burlados; atentai-os filhinhos; eis que vos anuncio a íntegra verdade para o vosso bem e não para o meu bem.
49      Portanto meus profundos amores: Acautelai-vos com os bezerros de ouro que vos surgem com ditos de ouro para vos encantar, mas que por dentro são bezerros chifrudos que vos darão mau conselho para não instigardes quanto à boa sabedoria deste escrito porque vos querem cegar, e mentirosamente burlando-vos, vos dirão que de sabedoria já alcançaste o bastante; acautelai-vos com estes filhinhos; pois que estes vos querem burlar como vos têm vindo a burlar.
50       E não julgueis que estes vos procurarão com suas espadas e com seus guerreiros; mas antes, sabei de antemão que vos procurarão com muito de seu amor e muito da sua paz, sem contudo, serem estes o pleno do amor, nem a plena da paz; pois que são intermédios.  
51      E assim vos instruirão estes porque são guiados por lobos corruptos e mentirosos de coração; corruptos contra a verdade; linguareiros a favor de sua doutrina e inimigos de Deus e de sua boa liberdade; estes são os arquitetos do mal; são trevas com aparência de luz; são aqueles que à luz do dia aparentam ser de Deus, mas que secretamente em seus corações são corruptos contra Deus e corruptos contra vossas vidas e vossas almas; e eis que vos digo que já muitos de vós vos tendes iludido com estes; atentai-os filhinhos; eis que vo-lo tenho predito.
52      A isto cravai no profundo de vossos corações: Que os falsos mestres vos enviarão, não a guerreiros, mas a outros como vós, que pela mesma via têm sido burlados pelo mau pastor; até que por fim se tornem como este.
53            E se de idade tenra ainda sois, mais vos acautelai; porque já muitos pais absorveram a falsa doutrina desencaminhado a seus filhos; e seus filhos a seus outros filhos; e por aí em diante o mal vai-se proliferando de terra em terra e de geração em geração; arredai, portanto, para vosso bem, enquanto o tempo está em vosso favor.
54      Sabei que a instrução que havereis de adquirir com nosso escrito, ser-vos-á útil até ao confim de vossos dias; disto vos dou por certo e o firmo em nome do Senhor que é o nosso Deus.
55      Portanto, não o temeis; e sabei que foi por amor a vossos dias e repleto de ternura por vossa instrução que ele foi pacientemente escrito, sujeitando-se a toda a tribulação para chegar a vossas mãos; não o temeis; porque só o espírito do mal é que leva o homem a teme-lo; e eis que o teme, porque o espírito desse homem é mau e sabe que nosso escrito é bom.
56      Dou-vos por garantia que a história que vos apresento ainda não vos é conhecida, e quando a conhecerdes, esta ser-vos-á perpetuamente cravada em vossas almas e em vossos corações da mesma forma que o lume crava a sigla no madeiro e perdura; disto sabei filhinhos: Que assim será sem que jamais a esquecereis.
57      Enchei, pois, a vossa candeia de azeite puro de verdade para que não sejais confundidos e envergonhados diante do excelso noivo que desde os céus já vestiu sua túnica e armadilhou seus guerreiros para a final viajada.
58      Olhai, pois, os sinais dos tempos; escutai a voz do que clama no deserto; descobri os lobos que vos tentam e que vos surgem como cordeiros; aprendei a distinguir entre o bem e o mal, e vede o mal que se vos aparenta vestido de bem; porque assim como o iníquo dorme em seu sono, e em seu sono diz ‘graças te dou, oh Deus, por meu descanso’, assim é aquele que diz já ter recebido de Deus toda a sua palavra e toda a sua verdade.
59      Relembro-vos amistosamente as palavras de vosso mítico profeta Néfi: “Ai do que diz: recebemos a palavra de Deus, não necessitamos de mais palavra de Deus, porque já temos o bastante!”.
60      Ora, meus amados; dois homens queriam uma cesta de peixes, e um orou a nosso Deus incessantemente mas não foi à pesca; o outro, porém, nenhuma oração realizou a nosso Deus mas foi à pesca; qual dos dois considerais que agiu melhor?
61      Sabei filhinhos; que assim como o Sábado é lei com excepção, também a oração é lei com excepção; atentai, pois, à sabedoria que vos remeto, e não vos deixeis enganar; pois que eu vos trago a frescura da verdade, e os outros vos têm penetrado com a dolência da mentira.
62      Vós, os humildes seguidores de vossa doutrina, sois os santos de Deus, mas sabei que vossos mestres cujos nomes proferis todos os dias, todos eles são-vos corruptos sem que saibais.
63      Mas aqui vereis a sabedoria da qual vos exorto: Dai-lhes a vossa décima: e vereis a sua santidade; Guardai-vos de vossa décima: e vereis lobos esfaimados e sorrateiros por vossa décima.
64      Vós não dais ouvidos aos que se opõem a vossa doutrina porque mui justamente considerais que cada um deve seguir livremente sua fé; porém, o que por ora vos apresento neste escrito não está alicerçado na fé, mas em algo que vem superiormente de nosso Deus: eis que vos falo convictamente do conhecimento de todo o facto que por nosso Deus nos tem sido revelado.
65      Aquele, pois, que nega a fé de seu irmão, opera em boa liberdade e não tem pena diante dos olhos atentos de nosso Deus; mas aquele, porém, que renúncia o conhecimento e o diminui perante sua fé e seu vão testemunho, cujos olhos não viram e cujos ouvidos não ouviram, esse, opera em injustiça e maldade, opõe-se à boa sabedoria de nosso Deus, dorme embalado nos braços de sua preguiça, e assim sofrerá redução de nosso Deus que tudo vê e nada esquece.
66      Aquele que profere ter recebido um sentimento de sua fé e faz abuso de seu próprio sentimento, forjando ter recebido de nosso Deus, sem que nosso Deus lhe haja dito expressamente que é de Deus, comete loucura ante o próprio de Deus; comete perjúrio contra Deus; anda com vício em sua alma; profere ter o bem consigo quando em facto tem o mal; e acaso não regresse a sua boa consciência, eis que sua bebedeira levá-lo-á à tontura e à perdição; e ainda assim sabei, que todo aquele que é louco, continuará em vão com a sua loucura para vos enganar.
67      Portanto filhinhos: Ai dos que dizem que receberam algo do Senhor, sem que o Senhor lhes tenha revelado algo! Porque assim fazendo, cometem ofensa grave contra o Senhor e engano contra os homens; cedendo no primeiro e no segundo Mandamento que Ele, o Senhor, ordenou aos seus santos.
68      Aquele, pois, que a seus olhos alcançou alguma coisa, veja se foi Deus que lhe deu ou a concupiscência de seu coração; ou até o embuste dos falsos profetas; pois doutra forma lhe será por redução.
69      Que tiveste vós, que não tenhamos tido todos nós? Que voz vos falou, se não ouviste voz alguma? Que deus vos tocou, se por Deus não fostes tocados?
70      Se ouvirmos um, a proferir que recebeu algo de Deus, sem que Deus em facto lhe haja revelado algo, estamos, pois, ante um tolo; e se dois forem, estamos, pois, ante dois tolos; e se uma multidão for, estamos, pois, ante um manicómio.
71    Sabemos que nenhum cálculo se faz no testemunho Mórmon; ele é inteiramente emotivo; e sabemos que o que não é racional é forçosamente irracional; o que não é superior é forçosamente inferior; o que não é bom é forçosamente mau; o que não é claro é forçosamente obscuro; o que não é unânime na boa-fé é forçosamente mentiroso.
72      Oh! Levantai-vos meus amores! Escutai-me que choro por vós! Escutai o Deus que é de todos e não tão só de alguns poucos! Sabei que toda a religião tem seu fundamento no diabo cuja causa é dividir o povo de nosso Deus; sabei ardentemente do fundo de vossos corações que tudo que não divide o povo de nosso Deus, isso queridinhos, sabei, isso é que vem de Deus, e é o âmago de Deus!
73       O amor é o maior inimigo da verdade; guiamo-nos pelo coração quando queremos a nossa vontade; guiamo-nos pelo raciocino quando somos abnegados.



(acerca dos batismos)

67      Ora, dizei-me: estando vós baptizados aqui, porventura estareis unidos ou desunidos com aqueles que estão baptizados ali?
68      Encontrando vós em vosso caminho um que tem batismo diferente do vosso, que direis em vosso coração? Direis: Bem haja a nosso Deus? Ou direis: Oh tu, vem a meu Deus e a minha religião, pois senão não serás salvo! Que direis vós, pois bem?
69      Oh! Acordai filhinhos de vosso devaneio! Toda a religião quer a sua décima sem se importar com vossa alma, sem se importar com vosso sacrifício para cumprirdes com a décima, sem por vosso respeito, embebedando-se com o lucro que lhe tendes dado para beber, usando o nome rico de nosso Deus contra vossos corações para se enriquecerem a eles próprios!
70      Filhinhos, filhinhos, sabei que todo o baptismo que lança uns para a direita e a outros para a esquerda, sabei que esse não é o baptismo de Deus que a todos une e a nenhum separa; sabei que esse é o baptismo do ódio e não o baptismo do amor; sabei que o baptismo de nosso Deus é tão só o baptismo do arrependimento do coração e nenhum outro mais; renunciai a qualquer outro, pois que veio para dividir ao povo de Deus com a força de seu mal e não para unir o povo de Deus com a força de seu bem.
71      E quando os vossos mestres vos disserem que sem baptismo não há Céu, queridinhos, sede mais sábios que eles e dizei-lhes: Que muito antes que fosse dito: ‘sobre esta pedra edificarei’; já João Baptista os baptizava às multidões no deserto.
72      Ora, segundo vossos preceitos, podia haver baptismo sem que primeiro a pedra fosse edificada? Sabeis o que quer dizer ‘edificar’? Se bem sabeis filhinhos, sede sábios, e que ninguém vos confunda o vocábulo ‘edificar’ com o vocábulo ‘reedificar’.
73      Ora, que Deus tendes amado vós? Àquele que vos deu o Santo Espírito a vós, mas que mo tem desprezado a mim, ou àquele que tanto vos deu o Santo Espírito a vós como me tem dado a mim?
74      Que Deus amais vós? A um pai de amor ou a um pai tirano? Que Deus tendes amado vós? A um que vos cobra décimas ou a um que vos quer conceder de suas décimas? Que Deus considerais vós? A um deus que em ódio vos tira ou a um Deus que em amor muito vos dá?   
75      Filhinhos, sabei que os dinheiros são a raiz de todos os males; assim, aqueles que o recebem provêm do mal e é mentirosamente em nome de nosso Deus que o recebem, mas aqueles que nada recebem, e que pelo contrário ainda vos dão, esses filhinhos, sabei, provêm do bem e não provêm do mal.
76      Assim diz o Senhor que é o nosso Deus para que não andeis cegos: Faz aos outros o que queres que te façam a ti, porque disto depende toda a lei e os profetas; disto depende toda a lei e os profetas; porém, filhinhos, muitos de vós teimais em não o ouvir; até quando, meus queridinhos amores, continuareis com vossa cegueira?
77      Porque negais a simplicidade de Deus que tem doutrina simples e vos adornais em doutrinas confusas que mais não servem do que para vos cegar?
78      Fostes baptizados para remissão de pecado? Pois bem: Haverá nosso Deus de limpar aos pecados do extremo pecador que morreu hoje e que foi baptizado ontem, ou haverá nosso Deus em doutrina simples julgar esse homem por todos os seus dias sem que baptismo algum o salve de suas graves transgressões? Que Deus, pois, considerais vós em vossos corações? Que sabedoria tendes vós? Que doutrina, pois bem, vos tem alimentado a alma?
79      Oh filhinhos, porque negais a simplicidade de Deus que tem doutrina simples, e vos adornais em doutrinas confusas que mais não servem do que para vos cegar?
80      E ai dos que se batizam pelos mortos! Ai dos que fazem batismo vicário e apregoam que seu batismo é para remissão de pecados! E ainda assim batizam seus mortos; pois que cegos não podem ver que o morto batizado para remissão de pecado está a ser salvo de todas as suas transgressões. 
81   E aqui há escândalo; pois que não havendo mais vida para este, nem pecado, nem transgressão, nem oposição a nosso Deus, eis que o extremo pecador batizado morto será de todo limpo de suas graves transgressões; assim causando escândalo nos Céus onde é nosso Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; mas por bem que tal doutrina é fraudulenta.
82    Tu, oh mestre da doutrina que burlas os simples de sabedoria, que tens feito tu à  verdade? Queres a verdade, oh insensato? Já foste ver se o teu profeta cumpriu suas profecias, oh insensato? Se não foste, porque burlas a teu irmão e não temes a Deus, oh insensato? Porque amas ao primeiro deus que te surge em portada?
83      Porventura procuras tu maravilha mais potente que esta? Porque não vês a maravilha, oh insensato? Porque não vês o milagre quando este te surge como luz na frente de teus olhos e como bálsamo debaixo de tuas narinas?
84      Louco! Não enxergas que tu testemunhas a grandeza da profecia da cura do cego, e do que foi paralítico, e dos mares que se abriram, e da virgem que foi, e de todo o poder de Deus que é revelado nas profecias, quando tu próprio, oh enganador, escondes o poder das profecias como testemunho da verdade e do poder de Deus, fazendo-te a ti próprio de cego e de paralítico?
85      Louco! Haverá nosso Deus de descer dos céus para te proferir palavra e assim finalmente acreditares? Não te basta as profecias, oh pequenino de sabedoria? Quem te julgas ante Deus, oh traidor de Deus? Pois o dia virá em que bem saberás: Que em coisa de verdade, muitos dos últimos serão os primeiros, e eis que muitos dos primeiros, como tu, serão os últimos.
86      Que necessitas tu mais para ver, oh mau pastor? Haverás de rogar ainda mais ao Senhor até que ele te surja a teus olhos, oh surdo no Senhor? Haverás de romper teus joelhos até que teu coração ceda a tua vontade, oh surdo no Senhor? Até quando vais continuar a enganar, oh mau pastor?
87      Mas disto sabe tu, oh enganador: Pois se o testemunho das profecias não te bastam para veres a verdade, eis que és como um perdido com toda a sua perdição, julgando tu, no entanto, seres o primeiro no Senhor e na salvação.
88      Onde está a tua força, oh forte? Onde está o teu braço defensor do Senhor, oh forte? Onde está a tua língua forte a favor do Senhor, oh forte? Onde estão teus ouvidos fortes, oh forte? Onde está teu coração forte, oh forte de coração?
89      Porventura mais te vale seres feliz em nosso mundo diminuído em nosso Deus, que seres sábio em nosso Deus mas mortificado em nosso mundo? Porventura mais te vale amares a mentira em boa ventura, que amares a verdade sendo no mundo mortificado? Onde está o teu forte amor, oh forte em amor?




(acerca do cumprimento das profecias)



48      Mas, diz-me lá, pois bem: Esse teu deus já te revelou que a alvura virá em que morrerás? Oh tolo! Se algum deus te revelou tal dogma, sabe tu que esse é um deus de mentiras e não um deus de verdades; pois que nada recebeste dentro de ti que te garanta que a alvura virá em que morrerás; eis que assim fala a sabedoria do Senhor nosso Deus que é Omnisciente; oh tu que dormes no embalo dum outro deus.
49      Sabei que ninguém pode ser um eleito do Senhor, se não conhecer a Omnisciência, a Omnipotência, a Honra, a Verdade, a Lisura do Senhor que não falha vocábulo e queda não se encontra em sua palavra, e em sua boca dito algum fica por realizar, e profecia alguma tem razão para não ser cumprida, pois que nosso Deus é Omnisciente e Omnipotente e tudo está debaixo de sua ordem.
50    Já os loucos, esses, saem pelo mundo afora a testificar um deus que encontraram no interior de seus corações e que em ato de loucura falha suas profecias; e já assim opera porque é um deus mentiroso; um deus malévolo; um deus comilão de dízimos, e de abuso sobre seu próprio povo; e o deus mentiroso é aquele que vos burla com todas a suas burlices.
51      O bom filho, é aquele, que conhece a obra de seu pai; mas o mau filho, é aquele que vai por trás, e traiçoeiramente anuncia fissuras, na obra de seu pai.
52      O trigo, conhece o seu celeiro; mas o joio, ficará a arder no canto de seu celeiro, onde as suas palavras ardem com o lume das suas muitas mentiras.
53      Oh tu que és mestre da doutrina, anuncia-me um só entre os do povo de Deus que haja recebido verdade alguma de nosso Deus que não seja este profeta ou apóstolo, e eu vos deixarei de aclamar de mentirosos.
54      Mas vós, oh tontos, por certo ides procurar a verdade dentro da boca de vosso lobo e não fora dela; que é onde haveríeis de procurar porque é onde ela está.
55      Mais, oh tontos: Porventura sabeis vós, os que sois incautos nas coisas de Deus, que já muitos demónios foram expulsos de homens possuídos pela leitura da santa e sagrada Bíblia, e riram-se, porém, e ganharam força estes mesmos demónios, aquando a leitura de vosso Escrito de Mórmon?
56      Ai de vós hipócritas! Que fugis da verdade e a anunciais dentro de vós, mas estais cheios de mentira e corrupção por dentro de vós! Ai de vós que enganais ao coração dos santos instruindo-os que seus sentimentos vieram de Deus sem que de Deus tenha vindo algo! Como podereis escapar da condenação?
57      Oh pequeninos de sabedoria! Sabei que aquilo a que vós chamais de testemunho da verdade, nós, os que somos instruídos em Deus, chamamos de fraqueza de espírito: o modo pelo qual sois enganados por vossos próprios corações.
58      Vós nunca testaste os vossos sentimentos, mas nós não temos feito outra coisa que não testar os nossos sentimentos. 
59     Vós só tendes olhos para vosso Escrito de Mórmon, nós temos olhado para todos os escritos.
60  Vós só conheceis a vossa palavra, nós conhecemos a vossa e a nossa palavra.
61    Vós sois parcos de conhecimento, nós somos dotados de conhecimento.
62      Vós proferis já ter a verdade, nós não nos cansamos de procurar mais verdade.
63     Vós sois os meninos, nós somos os homens.
64      Vós tendes aprendido, nós temos ensinado.
65     Vós cuidais ser os primeiros na verdade e no entanto sois os últimos, nós somos os últimos em tudo para em tudo virmos a ser os primeiros.
66     Vós em agnosia dizeis ter o único batismo de Deus, nós em sabedoria dizemos que em Deus já todos os contritos de coração foram baptizados.
67   Vós falhais na sabedoria, nós temos a sabedoria.
68     Vós acreditais num deus tirano que só se revela a vós, nós cremos num Deus de amor que a todos dá de igual forma e não lança em rosto.
69     Vós credes num deus tirano, que é esse o diabo, nós cremos num Deus de amor, que é esse o nosso Deus.
70     Vós andais surdos na palavra de Deus, nós continuamente queremos mais palavra de Deus.
71      Vós sois mudos a defender a vossa verdade cujo fim é o vosso impenetrável testemunho, nós somos sábios a testemunhar a verdade que deixa nossos opositores desarmados.
72      Vós tendes perdido na verdade, nós temos ganho na verdade.
73      Vós tendes divulgado a mentira, nós temos combatido contra a mentira.
74     Em matéria de verdade vós estais presos no cárcere do inimigo, nós procuramos salvar-vos do inimigo.
75 Vós carenciais de nosso auxílio, nós carenciamos de vosso amor.
76   Vós em temor tendes fugido de nós, nós em trabalho missionário temo-vos procurado.
77   Vós tendes o medo que provém do mal, nós temos a coragem que provém de Deus.
78    Vós tendes temor de nossas palavras, nós somos audazes em nossas palavras.
79   Vós tendes profetas que falham palavra, nós não temos profeta algum que alguma vez haja falhado uma só palavra.
80   Vós estais do lado da agnosia e da prepotência, nós estamos do lado da Omnisciência e da Omnipotência.
81     Vós estais do lado da fraqueza, nós estamos do lado da fortaleza.
82     Pois que vós ainda assim sendo santos, foliais nas profecias como o poder de Deus e testemunho da verdade, sem saberdes vós que foliais; mas nós, em tudo, sabei que temos sido bem instruídos em nosso Deus.
82      Eis queridinhos que me escutais, que minhas palavras vos chegam doravante a vossos ouvidos; seriamente atentai-as; porque no dia em que vos encontrardes com nosso grandioso Pai Celestial já não lhe podereis proferir: Oh Senhor, porque não bateste em minha portada e me deixaste desamparado? Atentai-as; pois bem.
83    Concluo: Que todo aquele que renuncia a nosso escrito e por outra via testemunha que seu Escrito de Mórmon é de Deus autêntico, regalando a seus olhos para um e cegando a seus olhos para outro, é como o homem que saiu pelo mundo a burlar a seu irmão e sua alma vai à perdição.
84    Concluo: Que todo aquele que renuncia ao poder das profecias como testemunho da verdade e do poder de Deus, é como aquele outro que saiu pelo mundo à procura de burlar a Deus e sua alma vai á perdição.
85    Vós, pequeninos, escutai a voz do Santo Espírito que neste escrito vos grita a vossos ouvidos sem cessar; sabei que a ira do Senhor está próxima e não tarda; sabei que estas coisas já estavam previstas desde o principio dos tempos até que se consuma toda a disputa entre o bem e o mal, e cujo mal, neste mundo, certo é que vencerá, mas cujo bem trará a vitória final com todo o seu resplendor para o sempre de todo o sempre.
86    Filhinhos, atentai à sabedoria; atentai à sabedoria; atentai à sabedoria; e ainda a este louco amor que vos deixo; amém.



OUTRO LIVRO DE MÓRMON
"E o ímpio dirá sobre nosso escrito: Tem demónio!
Mas não sabe o ímpio, que demónio tem seu coração; e amor tem nosso coração.".


O que acabou de ver é apenas uma apresentação literária do livro.
Continue com o blogue para conhecer todo o teor do 
OUTRO LIVRO DE MÓRMON


JUSTIÇA



O GRANDE MISTÉRIO DE SER UM SUD
(sud = santos dos últimos dias = povo mórmon)


Este é um blogue sério. Nenhuma demagogia é nele inserido. O seu único objetivo é informar. Único estado de espírito com que foi criado.

Está devidamente provado pelos profissionais de área conhecedores do mormonismo que os sud dentro do seu habitat religioso, e só dentro deste e não fora dele, sofrem duma patologia psíquica de tratamento ao nível do médio prazo, e apesar destes desconhecerem tal disfunção porque renunciam a todo o tipo de literatura que se opõe às suas crenças e testemunho, ele existe de facto e pode ser comprovado no âmbito da psicologia.

Como se pode conhecer desde já a idoneidade de tal afirmação? Por exemplo, se um sud for questionado entre A e B fora do seu habitat religioso, ele não manifesta nenhuma desordem psíquica, mas quando testado num contexto dentro do seu habitat psico-religioso, é aqui que a sua patologia se prova. Quando questionamos a um sud qual entre duas fatias de bolo é a mais doce, sendo esta uma questão fora do seu habitat religioso, o sud reage de forma inteligente e não demonstra qualquer disfunção psíquica visível provando as duas fatias do bolo e no final dando a sua livre opinião. Mas como referido a patologia prova-se e transmite os seus sintomas quando uma questão com o mesmo esqueleto, ou seja entre A e B qual delas, é coloca já dentro do habitat psico-religioso do sud. Por exemplo, o sud "sabe" que o eu Livro de Mórmon é verdadeiro e usou determinados critérios para alcançar isso, à priori justos, mas quando lhes é questionado sobre o OUTRO LIVRO DE MÓRMON ou até sobre um LIVRO DE TESTE também apresentado neste blogue e cuja capa é exatamente igual à do Livro de Mórmon, o sud já não usa os mesmos critérios de avaliação optando por uma via iníqua e não inteligente, pois julga não necessitar de se submeter a teste, uma vez que o seu Livro de Mórmon já foi declarado por si próprio como "divinamente verdadeiro". E esta apatia para amar a A e repudiar a B é a prova bastante para determinar a sua DRM (Deficiência Racional Motivada), por mais que o sud procure defender-se com o seu testemunho alegando que tudo que se lhe opõe é proveniente "do diabo ou do satanás", quando na realidade é o seu "testemunho" a origem da sua patologia já provada, e esta sim, com maleficência. 

O exemplo aqui mencionado sobre os livros é apenas um exemplo entre dezenas ou centenas que se poderiam apresentar, porque na verdade existem variadíssimas provas e questões múltiplas em que o sud no seu habitat religioso demonstra a parte em que a sua saúde psíquica não é equilibrada, alternando visivelmente o seu comportamento e conduta conforme o seu habitat psíquico, mudando formas de agir sobre determinada questão que não usa no seu habitat não religioso, pois fora da sua religião o sud é um ser perfeitamente saudável, mas entrando no seu habitat psico-religioso prova a sua disfunção, assente numa atitude parcial, injusta, desequilibrada, totalmente fora do bom senso comum e da boa saúde psíquica. A desculpa do sud é sempre a mesma: "Já tenho a verdade e não preciso de mais". Mas tal aprisionamento espiritual e psíquico que o sud ignora, é que há muitos elementos que parecendo o bem são o mal, e outros que parecendo o mal são o bem, por isso negar uma investigação séria é por si só um ato de disfunção psíquica senão intelectual. O alcance dos factos é a luz suprema que o sud ignora. Um ser inteligente e de espírito curioso acabará sempre por detetar o bem e o mal. Mas um espírito mais animalesco e inerte onde o espirito de curiosidade não existe, prende a sua vítima à inferioridade e à ignorância típica dos seres que nos são inferiores. É a curiosidade que atesta o ser inteligente. É a apatia que atesta a ignorância. 

Continue com o blogue. As provas que necessita estão todas nele inseridas e separadas por Títulos do Blogue.

Quando questionado entre A e B fora do seu habitat psico-religioso o sud mantém o seu comportamento psíquico inteligente e sadio, como por exemplo provar entre duas fatias de bolo qual a mais doce, mas quando o sud entra no seu habitat psico-religioso prova inequivocamente a sua DEFICIÊNCIA RACIONAL MOTIVADA. 

Duas fatias de bolo aparentemente iguais mas com recheio diferente:

                    


O comportamento do sud com as fatias do bolo é diferente no seu habitat psico-religioso quando confrontado com o OUTRO LIVRO DE MÓRMON e o LIVRO DE MÓRMON:


                    


A figura em baixo é um Livro de Mórmon e um LIVRO DE TESTE. A DRM do sud mantém-se. Quando questionado, ou testado, a saber qual dos livros abaixo é o verdadeiro, sendo que ambos são aparentemente iguais mas cujo teor é diferente mas não perceptível a olho, o sud foge desta experiência como um vulgar larápio foge do seu douto juiz.

                    


Quando o sud é questionado a testemunhar se o não cumprimento de profecias dos seus profetas provam que estes são mentirosos e portanto não-verdadeiros, o sud mais uma vez engana o seu próximo fugindo à questão o máximo que puder. 

                    

Quando questionados sobre que mais receberam via revelação divina além de que a sua igreja é verdadeira e seus respetivos derivados, os sud uma vez mais provam a sua DRM:

                    


Dadas as provas tão claras desta patologia sud e que são mencionadas noutras páginas deste blogue, a não aceitação da referida patologia pelos sud ou qualquer outra pessoa, e mantendo-se a disfunção psíquica aqui tratada, num comportamento parcial dependente dos seus habitats, remete o povo sud para uma situação ainda mais crónica: a do crime.





Este é um blogue sério. Nenhuma demagogia é nele inserido.


clique na imagem abaixo e saiba mais sobre:

A DIABÓLICA UNILATERALIDADE MÓRMON

JUSTIÇA


OUTRO LIVRO DE MÓRMON

"Vós sois firmes a testificar que o Santo Espírito vos confirma a verdade sobre todas as coisas; pois mui bem, por ora vos firmo: não é esse mesmo Espírito Santo claro e breve a declarar que profeta que é de Deus não falha profecia? Ou porventura credes em profeta mentiroso que falha profecia? Pois se credes, sabei de antemão que estais apartados de Cristo, e que nenhuma paz vos será reconhecida; nem neste mundo, nem no mundo que se está por advir; amém.





Sem comentários:

Enviar um comentário