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A IGREJA DE JESUS CRISTO E DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
OUTRO LIVRO DE MÓRMON:
"Ser membro da igreja Mórmon é apenas para os bons; saber que a sua doutrina é fraudulenta é apenas para os sábios."
Este blogue tem a exclusividade de apresentar o inovador e revolucionário 'OUTRO LIVRO DE MÓRMON - um outro testamento de Jesus Cristo', e ainda o 'LIVRO DE TESTE', a prova maior existente que o "testemunho do coração" apregoado polo povo Mórmon é uma fraude. Os dois livros apresentados no blogue vêm reforçar a prova já adquirida que o povo Mórmon vive numa patologia psíquica aqui designada de DEFICIÊNCIA RACIONAL MOTIVADA cujos sintomas são devidamente reconhecidos pelos profissionais da área. Renegar tal patologia remete o povo Mórmon para uma retrospetiva de criminalidade praticada por estes ao negarem os factos existentes contra a instituição que representam. Este blogue está organizado por números de páginas sequentes e caso pretenda retomar no princípio do blogue para melhor percepção e compreensão do contexto desta página e de todo o blogue, aceda ao Início do Blogue ou à numeração sequente dos Títulos do Blogue.
O presente blogue assenta no comportamento dos membros d'A igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias como prova da falsidade da sua doutrina e práticas religiosas, e refere-se única e exclusivamente aos seus membros no interior do seu habitat religioso e não fora deste, aqui ficando desde já salvaguardado o cidadão sud (mórmon) contra qualquer outra interpretação fora deste contexto, sendo falsa e desalienada com o objetivo e teor do blogue outra interpretação que lhe atribuam. O seus textos apenas têm o objetivo de informar abrindo horizontes conscientes. Único estado de espírito com que foi criado.
OUTRO LIVRO DE MÓRMON
"Porque, aquele que é indiferente às profecias de seu profeta para sustentar seu testemunho, se este é verdadeiro ou falso, e ainda assim aclama seu profeta de verdadeiro, não sabendo esse homem quanto à honra das profecias de seu profeta, eis que esse mesmo homem não é um santo; mas um salteador. Se, porém, indiferente não for, mas por via mais agravada, saber que seu profeta haja falhado uma só profecia, tendo seu profeta falado em nome de nosso Deus, e ainda assim esse mesmo homem seguir a seu falso profeta, eis que este não será não, um salteador; mas um diabo. Vós sois firmes a testificar que o Santo Espírito vos confirma a verdade sobre todas as coisas; pois mui bem, por ora vos firmo: não é esse mesmo Espírito Santo claro e breve a declarar que profeta que é de Deus não falha profecia? Ou porventura credes em profeta mentiroso que falha profecia? Pois se credes, sabei de antemão que estais apartados de Cristo, e que nenhuma paz vos será reconhecida; nem neste mundo, nem no mundo que se está por advir; amém."
COMO NASCEU 'A IGREJA DE JESUS CRISTO E DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS'
Os primeiros cinco Presidentes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (chamados de profetas), eram todos membros da Loja de Nauvoo. Além de muitos outros líderes sud que também foram maçons.
Joseph Smith Jr. - Smith foi feito maçom, sendo iniciado como um aprendiz em 15 de Março de 1842 e, no seguinte dia, passado ao grau de companheiro e elevado ao grau sublime de mestre maçom.
Hyrum Smith - (Irmão do profeta e filho de Joseph Smith Sr., era também um maçom). Hyrum era um membro da Loja de Palmyra, condado de Moriah (Ontário, NY).
Brigham Young - Young transformou-se um maçom na Loja de Nauvoo (iniciado em 4/7/1842, passado em 4/8/1842 e elevado em 4/9/1842).
Sidney Rigdon - Foi iniciado como um aprendiz em 15 de Março de 1842 e, no seguinte dia, passado ao grau de companheiro e elevado ao grau sublime de mestre maçom.
Dr. John C. Bennett - O Dr. Bennett foi iniciado um maçom na Loja no. 16 de Belmont em St. Clairsville, OH em 1827. Juntou-se mais tarde a Loja de Pickaway em Circleville, em OH e a Loja no. 89 de Friendship em Barnesville, OH. Após estabelecer uma Loja maçónica em Nauvoo foi descoberto que ele não era um maçom regular, sendo expulso da Loja de Pickaway em 1834. Os eventos subsequentes conduziram a expulsão de Bennett da Loja de Nauvoo e da Igreja Mórmon.
Willard Richards - Richards recebeu seus graus na maçonaria junto de Brigham Young na Loja de Nauvoo.
Heber C. Kimball - Kimball se tornou um maçom na Loja Milnor nº 303 (no condado de Ontário, NY) em 1825. Foi dito ter pertencido ao Capítulo do Arco Real em Canadigua, NY em 1826, imediatamente antes que os sentimentos antimaçónicos se acendessem por causa do caso de Morgan, fechando a maioria das Lojas nessa região do país. Kimball serviu como o diácono júnior da Loja de Nauvoo.
Newel K. Whitney - Whitney se tornou a um maçom na Loja Meridian no. 10 (em Painesville, Ohio).
Parley P. Pratt - Pratt foi feito a um maçom em Nauvoo, iniciado em 7/10/1843, passado em 7/13/1843 e elevado em 7/30/1844.
Orson Hyde - Hyde foi iniciado em Painesville, Ohio. Foi elevado ao grau de sublime mestre maçom na Loja de Nauvoo, em 18 de Janeiro de 1843.
Porter Rockwell - Rockwell se tornou maçôm na Loja de Nauvoo iniciado em 3/9/1844, passou em 3/11/1844 e elevado em 3/29/1844.
William Clayton - Foi feito maçom em Nauvoo, em Abril de 1842.
George Miller - Miller foi feito um maçom em Albemarle, condado de Milton, VA. Muitos outros não foram mostrados, incluindo Lyman Johnson, William Law, Wilson Law, William Mark, Orson Pratt, Samuel Smith, William Smith, Erastus Snow, etc.Curiosidade:
No começo do diário de Brigham Young ele emprega a escrita do arco real da Maçonaria. Curioso, Brigham não foi feito um maçom até Abril de 1842 (quase 3 meses após esta entrada) e pelo que se sabe nunca foi elevado a ser membro de um capítulo do arco real. Onde aprendeu as cifras? Era maçom antes de se filiar à Igreja Mórmon?
Um outro exemplo de cifra do arco real em Nauvoo:
Isto foi escrito por Oliver B. Huntington em 1844. Huntington era um membro da Loja de Nauvoo (levantado em 06/03/1844), mas, como Brigham Young, não se sabe ter sido um maçom do arco real.
Não havia nenhum capítulo do arco real em Nauvoo. Se este grau for conferenciado em Nauvoo, não tem, a meu conhecimento, gravado em nenhuns diários ou papéis disponíveis. Além disso, se este grau fosse conferenciado em Nauvoo, foi feito clandestinamente, isto é, sem autorização legal se fazer assim.
O Dr. John C. Bennett. Bennett reivindica que Joseph Smith instituiu um grau adicional de "Maçonaria". Após a morte de Joseph Smith, Bennett chamou a de "Ordem lluminati". Parece que Bennett pensou que era importante instituir tal organização para ligar mais os membros à liderança da igreja.
O Dr. John C. Bennett. Bennett reivindica que Joseph Smith instituiu um grau adicional de "Maçonaria". Após a morte de Joseph Smith, Bennett chamou a de "Ordem lluminati". Parece que Bennett pensou que era importante instituir tal organização para ligar mais os membros à liderança da igreja.
A relação entre o mormonismo e a maçonaria é muito grande, e data do início da organização da igreja. Vários mórmones eram maçons e alguns deles foram também os presidentes da igreja sud.
Apesar de muitos mórmones desconhecerem estas relações, podemo-nos perguntar:
assumindo que Deus ordenara a Joseph Smith a
“não se filiar a nenhuma igreja, pois todas são falsas”,
porque é que ele, posteriormente, se uniu à maçonaria?
INÍCIO DAS RELAÇÕES DA MAÇONARIA COM A IGREJA MÓRMON:
Em 18 de Janeiro de 1827, Joseph Smith casa-se com Emma Hale. A partir daí seguem-se vários acontecimentos: em 22 de Setembro 1827, Joseph recebe as placas de ouro e demais aparatos, em Outubro o casal muda-se para Harmony, Pennsylvania e somente em Dezembro ele inicia a “tradução” daquele que ficaria conhecido como o livro de mórmon.
Porém, Joseph suspende este trabalho em Fevereiro de 1828 e só o retoma em 7 de Abril de 1829. Em 6 de Abril de 1830, de acordo com as leis do Estado de Nova Iorque, ele estabelece juridicamente a igreja mórmon na cidade de Fayette – Nova Iorque.
Porém, Joseph suspende este trabalho em Fevereiro de 1828 e só o retoma em 7 de Abril de 1829. Em 6 de Abril de 1830, de acordo com as leis do Estado de Nova Iorque, ele estabelece juridicamente a igreja mórmon na cidade de Fayette – Nova Iorque.
No final do ano de 1832, Joseph Smith, numa conferência na nova sede da Igreja, deu as boas vindas aos novos conversos. Entre eles encontravam-se W. W. Phelps, Heber C. Kimball e Newell K. Whitney, destacados maçons dentro do contexto da fraternidade.
Em 1839, os mórmones fundaram a cidade de Nauvoo “A Bela”. Em Fevereiro de 1841, Joseph Smith conheceu o odontólogo Alexander Naibaur, judeu europeu converso da Igreja e cabalista, e este o inicia nos estudos da Cabala.
Em 1839, os mórmones fundaram a cidade de Nauvoo “A Bela”. Em Fevereiro de 1841, Joseph Smith conheceu o odontólogo Alexander Naibaur, judeu europeu converso da Igreja e cabalista, e este o inicia nos estudos da Cabala.
ESTABELECIMENTO DA PRIMEIRA LOJA MAÇÓNICA EM NAUVOO:
Em 6 de Abril de 1840, foi fundada a Grande Loja Maçónica do Estado de Illinois pelo general, juiz e patriarca mórmon, James Adams. Portanto, a nova Grande Loja já nasceu com fortes laços com a igreja mórmon.
O Apóstolo Mórmon, John A. Widtsoe escreveu que:
“Com a permissão do profeta, alguns membros da Igreja que já eram Maçons, pediram ao Grão Mestre de Illinois para fundar uma Loja Maçónica em Nauvoo.”
Em Outubro de 1841, o Grão Mestre de Illinois respondeu, outorgando poderes para que os maçons se reunissem em determinado local, até que a Loja fosse formalmente formada.
Depois que a maçonaria foi introduzida em Nauvoo, a Loja foi instalada no quarto superior da loja de ferramentas de Joseph Smith, enquanto um salão maçónico era construído. Este salão maçónico foi dedicado por Hyrum Smith em 5 de Abril de 1844, e usado pela Igreja e pela comunidade para muitas actividades sociais.
Porém, em 15 de Março de 1842, antes que uma autoridade maçónica estabelecesse oficialmente a Loja em Nauvoo, e com a intenção de aumentar o número de novos membros na igreja, Joseph Smith iniciou-se nesta Loja, em Nauvoo.
SMITH INICIANDO-SE NA MAÇONARIA:
No dia da cerimónia de sagração da Loja, contando com a presença dos mórmones maçons reunidos em sua loja de ferragens, o profeta recebeu o primeiro grau de maçonaria, recebendo no outro dia os graus 2 e 3.
Joseph Smith e Sidney Rigdon foram iniciados no mesmo dia pelo Grão Mestre Abraham Jonas. O próprio Joseph Smith confirma estas informações em seu diário: Sobre os acontecimentos ocorridos no dia de 15 de Março de 1842, Joseph Smith escreveu:
“... na tarde de 15 de Março de 1842, recebi o primeiro grau de Maçonaria na Loja de Nauvoo, que se reunia em minha oficina..."
"Eu estava na Loja maçónica e fui elevado ao Grau Sublime" - History of the Church, March 15, 1842, vol. 4 Pág. 551,552
“O Grão Mestre Jonas de Columbus estava presente, e um grande número de pessoas se reuniu nesta ocasião. O dia foi excepcionalmente bom; todas as coisas aconteceram em ordem, e a satisfação universal foi manifestada. À noite, recebi o primeiro grau em maçonaria na Loja de Nauvoo, reunida em minha oficina”.
É interessante que a família de Joseph Smith era uma família maçónica. O pai, Joseph Smith Sr., foi feito um maçom na Loja 23 de Ontário em Canandaigua, Nova York. Sendo iniciado em 26 de Dezembro de 1817, fora elevado ao grau de mestre maçom em 7 de maio de 1818 na mesma Loja. Seu filho mais velho, Hyrum Smith, era membro da Loja no. 112 de Moriah (Palmyra - NY).
Portanto, Joseph Smith já possuía muito conhecimento sobre a franco-maçonaria. Alguns atribuem esse conhecimento à sua família e a outros mórmones maçons. Outros afirmavam que ele teria intimidado seus parentes e amigos para que lhe dessem as informações necessárias que o qualificaram, em 24 horas, a receber o grau três da maçonaria. Porém, muitos dados maçónicos da região foram perdidos ou destruídos devido ao pânico do caso Morgan (um ex-maçom que virou perseguidor da Ordem e havia desaparecido).
CRESCIMENTO DA MAÇONARIA E DA IGREJA MÓRMON:
Certamente, a iniciação de Smith foi a causa do crescimento atípico da maçonaria em Nauvoo. Durante os seis meses seguintes à instituição da loja e da iniciação de Joseph, esta Loja inscreveu 286 candidatos, e formou 256 mestres maçons. Estes números são impressionantes quando comparados à sociedade total da Grande Loja de Illinois, que nesse tempo tinha aproximadamente 150 mestres.
Uma explicação é que, naquela época, não era usual da maçonaria conferir o grau para cada candidato individualmente. Hoje, um aprendiz leva pelo menos 3 anos para passar para o 2º grau e depois para o 3º (como mestre maçom).
Devido à esse grande crescimento, em pouco tempo Nauvoo contava com três lojas e Iowa com duas, as cinco sendo denominadas as "lojas mórmones", com 1.550 membros.
A maior consequência para a igreja foi ter seus cinco primeiros presidentes maçons: Joseph Smith, Brigham Young, John Taylor, Willford Woodruff e Lorenzo Snow, todos membros da mesma loja de Nauvoo.
Ainda, praticamente todos os membros da hierarquia maior da igreja mórmon foram iniciados maçons tão logo Joseph Smith foi exaltado ao grau de mestre maçom. Ainda, com a adesão do presidente da igreja, muitos homens membros da igreja seguiram seus passos, e naquele período foram registrados 1.529 maçons-mórmones em Nauvoo.
ADMINISTRANDO O ENDOWMENT:
Joseph Smith administrou os novos rituais, um "endowment expandido" (ritual maçónico alterado pelo próprio Smith), antes que o templo fosse terminado. Estas cerimónias foram realizadas na mesma sala que era utilizada para os rituais da Loja de Nauvoo, que se situava em um compartimento acima do prédio onde estava a loja de ferragens de Joseph Smith.
Os primeiros a serem ungidos, investidos e selados foram os líderes da igreja que já eram maçons.
Em 1842, o novo endowment foi realizado somente para homens, mas em 1843 as esposas foram incluídas.
"Na quarta-feira, 4 de maio de 1842, após dois dias de preparação no andar superior da Loja de Nauvoo, o profeta recolheu junto de si nove homens. Em uma sessão significativa, as instruções e o ritual novo foram apresentados à estes homens".
Com relação a isto, lemos no livro “Elementos da Historia da Igreja“, o seguinte:
“...na quarta-feira, 4 de maio de 1842, o Profeta reuniu-se com seu irmão Hyrum Smith, Brigham Young, Heber C. Kimball, Willard Richards, James Adams e os bispos Newel K. Whitney e George Miller [todos maçons] e lhes instruiu sobre os princípios e as ordenanças... que correspondiam ao Templo do Senhor, bem como... a lavagem, a forma de comunicação, unção [iniciatórias, sinais, toques, palavras, etc.]...
"Esta reunião aconteceu na sala de cima de sua loja de ferragens, Joseph Smith também... declarou que no devido tempo seria dado, no templo, estas mesmas bênçãos a todos os outros membros que fossem dignos de recebê-las.
"De vez em quando, estas instruções eram repetidas, e os outros membros do Conselho dos Doze... e alguns outros... receberam sob a direcção do Profeta... No entanto, os membros da Igreja em geral tiveram que esperar até finalização da construção do templo"
"Esta reunião aconteceu na sala de cima de sua loja de ferragens, Joseph Smith também... declarou que no devido tempo seria dado, no templo, estas mesmas bênçãos a todos os outros membros que fossem dignos de recebê-las.
"De vez em quando, estas instruções eram repetidas, e os outros membros do Conselho dos Doze... e alguns outros... receberam sob a direcção do Profeta... No entanto, os membros da Igreja em geral tiveram que esperar até finalização da construção do templo"
O historiador Mórmon B. H. Roberts explicou o seguinte:
“...o quarto que era utilizado para realizar estas ‘Cerimônias Sagradas’, posteriormente veio a se tornar o primeiro templo mórmon (em Illinois), uma vez que ainda não havia sido concluída a construção do Templo de Nauvoo. Ali também era o local das reuniões da Loja Maçónica de Nauvoo...”
Em 17 de junho de 1842, 3 meses após sua iniciação, Heber C. Kimball escreveu uma carta a Parley P. Pratt, onde comenta entre outras coisas, o seguinte:
“...Organizamos uma Loja Maçónica e... cerca de 200 irmãos (mórmones), foram iniciados. Os irmãos Joseph e Sidney Rigdon foram os primeiros a serem iniciados na Loja de Nauvoo... Também os membros do Quórum dos Doze Apóstolos foram todos iniciados maçons, com exceção, até agora, de Orson P. Pratt. Para seu conhecimento, o irmão Joseph acredita que a maçonaria foi retirada do antigo Sacerdócio..."
IRREGULARIDADES:
O autor mórmon Kenneth Godfrey escreveu sobre a loja em Nauvoo:
“A Loja de Nauvoo funcionava sem as autorizações normais a uma Loja maçónica. O Grão Mestre Jonas aparentemente violou as regras dando a Loja de Nauvoo uma permissão de funcionamento especial para que o quadro da Loja fosse organizado. E também iniciou Joseph Smith e Sydney Rigdon na mesma forma irregular.
"Alguns escritores têm dito que Jonas assim procedeu motivado pela esperança de atrair para si o crescente voto dos mórmones, já que tinha aspirações políticas. Se esta afirmação procede, Jonas pode ter conseguido alguns dos votos Mórmon, mais atraiu para si e para os mórmones a antipatia dos outros maçons”.
"Alguns escritores têm dito que Jonas assim procedeu motivado pela esperança de atrair para si o crescente voto dos mórmones, já que tinha aspirações políticas. Se esta afirmação procede, Jonas pode ter conseguido alguns dos votos Mórmon, mais atraiu para si e para os mórmones a antipatia dos outros maçons”.
Indícios escritos apontam que Joseph Smith participou de uma comitiva que se deslocou até uma Loja em Montrose, Iowa para realizar a instalação de oficiais maçons. O registro diz:
“...sábado, 6 de agosto de 1842, Joseph Smith passou a Montrose, do outro lado do rio, acompanhado pelo General James Adams, Coronel Brewer, Hyrum Smith e outros, para assistir à instalação de oficiais da Loja Maçónica de Montrose. Ao chegar lá Joseph Smith conversou com alguns deputados que eram irmãos maçons. Falou das perseguições infligidas aos membros da Igreja no Missouri e a discriminação que havia sentido por parte dos Maçons de Illinois e Iowa..."
Após ouvi-lo, os maçons da Loja alegaram que ele não podia continuar a introduzir os ritos maçónicos nos ensinamentos da Igreja, e que ele não deveria ensinar além do que era de domínio popular. Afirmaram também que estavam preocupados com a grande quantidade de maçons na igreja mórmon e que temiam perder o controle sobre os segredos maçónicos. Por isso, sugeriram à Joseph que mudasse seus rituais da igreja.
Contrariando estas advertências, pouco a pouco a Igreja assumia particularidades que antes eram particulares da maçonaria: roupas, sinais, penalidades, toque, saudações, reconhecimentos, e isto certamente incomodava os maçons.
Assim, várias queixas de irregularidades foram reportadas, e em agosto de 1842 a Loja Bodley n° 1 da Grande Loja de Illinois entrou com um recurso contra o funcionamento da Loja de Nauvoo, devido às irregularidades.
Investigações foram realizadas e como resultado, A Grande Loja concluiu que as queixas procediam, requisitando que as Lojas mórmones se dissolvessem.
Estas ordens foram completamente ignoradas e as Lojas continuaram a funcionar. Por causa desse ato de rebeldia, A Grande Loja ordenou a suspensão das actividades e todos os Mórmons foram expulsos da Ordem. Em 1844, todas as Lojas mórmones foram consideradas clandestinas.
Estas ordens foram completamente ignoradas e as Lojas continuaram a funcionar. Por causa desse ato de rebeldia, A Grande Loja ordenou a suspensão das actividades e todos os Mórmons foram expulsos da Ordem. Em 1844, todas as Lojas mórmones foram consideradas clandestinas.
Joseph Knapp em seu livro “Brigham Young and His Mormon Empire” disse:
“Por violarem as regras maçônicas, a Grande Loja cancelou a Carta de Patente da Loja de Nauvoo. Joseph Smith, depois disto, acusou a maçonaria de ser uma imitação profana do sacerdócio de Deus, criando o que, a partir daquele momento, chamou de Investidura, ao qual denominou como a verdadeira maçonaria”.
As animosidades entre mórmones e maçons cresceram. Por muito tempo, a maçonaria americana não aceitou iniciar membros da igreja, alegando que os mórmones eram depravados e contrariavam os bons princípios ao praticar o casamento plural (esta proibição foi retirada apenas em 1984). Esta questão foi abordada por Brigham Young que disse:
"Há uma outra classe de indivíduos a quem eu consultarei momentaneamente. Devemos nós chamá-los de cristãos? Eram cristãos originalmente. Nós não podemos ser admitidos em suas sociedades sociais, em seus lugares de recolhimento por vezes e em determinadas ocasiões, porque estão receosos sobre a poligamia. Eu dar-lhe-ei seu título para que vocês possam saber de quem eu estou falando. Eu me refiro aos livre-maçons. Recusaram nossa sociedade de irmãos em suas Lojas, porque somos poligamos.
"Quem foi o fundador da livre-maçonaria? Podem voltar até Solomão, e lá param. O rei que estabeleceu esta ordem elevada e sagrada era um poligamo, ou não era? Se por acaso acreditava em monogamia, ele não a praticava o suficiente, porque teve setecentas esposas, e ele tinha mais do que eu tenho; e teve trezentas concubinas, que eu não tenho nenhuma pelo que eu saiba". - Brigham Young, Journal of Discourses , Vol. 11, p. 328, 10 Fevereiro, 1867.
"Quem foi o fundador da livre-maçonaria? Podem voltar até Solomão, e lá param. O rei que estabeleceu esta ordem elevada e sagrada era um poligamo, ou não era? Se por acaso acreditava em monogamia, ele não a praticava o suficiente, porque teve setecentas esposas, e ele tinha mais do que eu tenho; e teve trezentas concubinas, que eu não tenho nenhuma pelo que eu saiba". - Brigham Young, Journal of Discourses , Vol. 11, p. 328, 10 Fevereiro, 1867.
Veja o sentimento do Grão-Mestre da Grande Loja de Utah (M.´. J. M. Orr) em 1878:
"... nós dizemos ao sacerdócio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: vocês não podem entrar na Loja... do outro lado eles dizem: nós não queremos nenhum de vocês."
SEMELHANÇAS ENTRE OS RITUAIS DOS TEMPLOS MÓRMONS E OS DA MAÇONARIA:
Em 4 de maio de 1842, Joseph apresentou à igreja mórmon o ritual que hoje é conhecido como “Investidura” ou “Endowment” do templo.
Os membros da Igreja acreditavam que, assim como a autoridade antiga havia sido “perdida” e fora restaurada com a visitação de anjos, o mesmo aconteceria em relação aos antigos rituais templários (posteriormente, o endowment).
Interessante que essa “revelação” foi recebida exatamente 50 dias (sete semanas) depois de Joseph Smith ter sido iniciado na maçonaria. Porém, em nenhum momento Joseph Smith fez alguma indicação direta de como a cerimónia do endowment foi revelada.
Interessante que essa “revelação” foi recebida exatamente 50 dias (sete semanas) depois de Joseph Smith ter sido iniciado na maçonaria. Porém, em nenhum momento Joseph Smith fez alguma indicação direta de como a cerimónia do endowment foi revelada.
Devemos lembrar que muitas cerimónias sagradas existiam no mundo antigo. Estas estão muito bem documentadas em alguns registros egípicios, cristãos, israelitas, maçons e nas liturgias católicas e protestantes.
Os elementos comuns (inclusive com os rituais templários mómrmons) incluem vestir-se com uma roupa especial, um discurso ritualístico, a dramatização de temas arquétipos e a instrução e do uso de gestos simbólicos.
Um tema comum encontrado no Livro Egípcio dos Mortos e das pirâmides é a jornada da vida do homem e suas questões depois da morte, e como passar com sucesso pelas sentinelas que guardam a entrada que leva aos deuses. Embora estas cerimónias variem extremamente, os pontos comuns e significativos levantam a possibilidade de uma fonte comum.
Assim, as semelhanças entre os rituais “restaurados” do templo mórmon e os rituais maçónicos não podem ser tratadas como meras coincidências.
As ordenanças mórmon foram sendo modificadas e, dentre os anos de 1830 a 1850 eram substancialmente as mesmas. Entre as semelhanças, destacam-se: templos, dedicação e consagração, graus, sumos sacerdotes, alegorias envolvendo planetas e estrelas, simbologia com o sol, lua, estrelas, o olho que tudo vê, compasso, esquadro, apertos de mãos, roupas especificas, sinais, toques para reconhecimento, identificação através de gestos, previsão de castigos, palavras chave, entre outros.
As ordenanças mórmon foram sendo modificadas e, dentre os anos de 1830 a 1850 eram substancialmente as mesmas. Entre as semelhanças, destacam-se: templos, dedicação e consagração, graus, sumos sacerdotes, alegorias envolvendo planetas e estrelas, simbologia com o sol, lua, estrelas, o olho que tudo vê, compasso, esquadro, apertos de mãos, roupas especificas, sinais, toques para reconhecimento, identificação através de gestos, previsão de castigos, palavras chave, entre outros.
Porém, a história da igreja dá uma outra versão dos fatos. Ela afirma que Joseph Smith recebera revelações que afirmavam serem as práticas maçônicas pertencentes ao Templo de Salomão e, mesmo após sua destruição, alguns sacerdotes mantiveram estas práticas em segredo. Assim, estas teriam chegado aos dias de Joseph de maneira corrompida e incompleta, e era seu dever "restaurar" a verdadeira maçonaria.
O próprio Joseph disse:
"Eu asseguro-vos que não há apenas algumas similaridades superficiais no fraseio e nos toques. Os dois rituais são conceitualmente muito similares, e usam dispositivos similares. Mas eu direi que a finalidade do Endowment é muito diferente".
Heber C. Kimball disse que Joseph Smith ensinou que a maçonaria é derivada do sacerdócio:
"Nós temos a verdadeira maçonaria. A maçonaria de hoje é recebido da apostasia que ocorreu nos dias de Solomão e de David...". (Heber C. Kimball, History of Brigham Young, unpublished, november 13, 1858, Archives of the LDS Church. Quoted in Heber C. Kimball , by Stanley B. Kimball: Patriarch and Mormon Pioneer).
Franklin D. Richards, que gravou muitos discursos de Joseph em Nauvoo, fêz a seguinte declaração em 4 de Abril de 1899:
"Joseph, o profeta, estava ciente que algumas coisas da maçonaria haviam sido perdidas e desejou saber quais eram... Os maçons admitiram que algumas chaves do conhecimento que pertenciam à maçonaria foram perdidas. Joseph inquiriu ao Senhor a respeito deste assunto e a verdadeira maçonaria foi-lhe revelada, a que nós temos em nossos templos, devido ao conhecimento superior que Joseph havia recebido...". - Journal of Rudger Clawson, 1899.
Comentário feito por Elder Marvin J. Ballard (que não era um maçom):
"Que é maçonaria? Um fragmento da antiga verdade que veio à tona, talvez nos antigos dias do templo de Salomão. Um fragmento como o cristianismo, um fragmento do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Deviria ter sido apreciada somente por aqueles que possuissem o sacerdócio sagrado. O profeta Elias revelou estas verdades: a antiguidade a possuia e as deu em sua perfeição, e a simplificou e a purificou ao profeta Joseph Smith". - Elder Marvin J. Ballard (Mission), Relatórios Gerais do Presidente do Noroeste do Estado, Conferência, Outubro 1913/124.
"Estou convencido de que, no estudo da maçonaria encontra-se a chave fundamental para a compreensão de Joseph Smith e da Igreja. As muitas semelhanças encontradas entre o mormonismo inicial e a maçonaria daquela época são importantes ....Eu acredito que existem alguns desenvolvimentos significativos da igreja, que ocorreram após 15 de Março de 1842 [ dia que Smith tornou-se maçom], que realmente tiveram uma interdependência maçónica... Não há absolutamente nenhuma dúvida em minha mente que a cerimónia mórmon, que veio a ser conhecida como Endowment, introduzido por Joseph Smith aos mórmones maçons, teve uma inspiração direta na Maçonaria. Isto não quer dizer que não poderia existir outra fonte de inspiração envolvida, mas as semelhanças entre as duas cerimónias são tão evidentes e irrefutáveis que certa relação de dependência não pode ser negada. Elas são tão semelhantes, de fato, que um escritor referiu-se ao Endowment como Maçonaria Celestial." (Reed Durham, speech at Mormon History Association in Nauvoo, Illinois; see Abanes, One Nation Under Gods, p. 38)
Abaixo, algumas das semelhanças entre os sinais e penas, estas últimas presentes na igreja Mórmon até 1990:
Juramento
SUD: "PRIMEIRO TOQUE DO SACERDÓCIO":
"Eu faço o convênio e a promessa de que nunca irei revelar o Primeiro Toque do Sacerdócio Aarónico, juntamente com o respectivo sinal de penalidade e sanção. Ao invés de fazê-lo, eu prefiro que a minha vida seja tirada".
MAÇOM "PRIMEIRO GRAU":
"Eu nunca revelarei qualquer parte ou partes, arte ou artes, ponto ou pontos das artes secretas e mistérios da maçonaria antiga... vinculando-me sob a pena de ter minha garganta cortada transversalmente e minha língua arrancada pela raíz".
Masonic oath, William Morgan, Illustrations of Freemasonry, 1827, pp. 21-22)
Penalidade
SUD: A pena é executada, colocando-se o polegar direito sob a orelha esquerda, a palma para baixo, os dedos juntos. O polegar é passado rapidamente através da garganta até o ouvido direito e a mão cai para o lado. Isso significa ter a garganta cortada de orelha a orelha e a sua língua arrancada pela raíz.
MAÇOM: "Passe a sua mão direita através da sua garganta, o polegar ao lado da garganta, o braço alto como o cotovelo numa posição horizontal."
(Masonic "First Degree" oath directions, Morgan, Illustraions of Freemasosonry, 1827, p. 23)
Juramento:
SUD: "SEGUNDO TOQUE DO SACERDÓCIO":
"Nós e cada um de nós dazemos a aliança e a promessa que não vamos revelar os segredos do Segundo Toque do Sacerdócio Aarónico, que acompanha o seu nome, sinal, aperto de mão ou penalidade. Ao fazermos isso, concordamos em ter os nossos peitos cortados e abertos, e nossos corações e orgãos vitais arrancados de nossos corpos e dados às vezes do céu e os animais do campo."
(Temple Mormonism - Its Evolution, Ritual and Meaning, 1931, p. 18)
MAÇOM: "SEGUNDO GRAU":
"Devo sob pena de não menos do que ter a meu peito esquerdo rasgado e meu coração e vísceras retirados e lançados por cima do meu ombro esquerdo e levados para o vale de Jehosaphat, e lá se tornarem presas para as feras no campo e abutres do ar..."
Penalidade:
SUD: A pena é executada colocando a mão direita sobre o lado esquerdo do peito, e passando a mão rapidamente por todo o peito, em seguida, soltando as duas mãos para os lados. Isto significa ter o peito rasgado e o coração e entranhas arrancadas para alimentar os animais do campo e as aves do céu.
(Temple Mormonism - Its Evolution, Ritual and Meaning, 1931, p. 18)
MAÇOM: "O sinal é dado pelo desenho com a mão direita recta, com a palma da mão do mesmo lado do seu peito, atravessando o peito da esquerda para a direita com certa rapidez, e largando-a ao seu lado."
(Morgan, illustrations of Freemasonry, 1827, pp. 52-53)
Juramento:
SUD: "Primeiro Toque do Sacerdócio de Melquisedeque":
"Nós concordamos que o nosso corpo seja cortado ao meio e todas as nossas entranhas caiam."
(LDS Endowment Ceremony, 1931; see Abanes, One Nation Under Gods, p. 38)
Abaixo, algumas das semelhanças entre os sinais e penas, estas últimas presentes na igreja Mórmon até 1990:
Juramento
SUD: "PRIMEIRO TOQUE DO SACERDÓCIO":
"Eu faço o convênio e a promessa de que nunca irei revelar o Primeiro Toque do Sacerdócio Aarónico, juntamente com o respectivo sinal de penalidade e sanção. Ao invés de fazê-lo, eu prefiro que a minha vida seja tirada".
MAÇOM "PRIMEIRO GRAU":
"Eu nunca revelarei qualquer parte ou partes, arte ou artes, ponto ou pontos das artes secretas e mistérios da maçonaria antiga... vinculando-me sob a pena de ter minha garganta cortada transversalmente e minha língua arrancada pela raíz".
Masonic oath, William Morgan, Illustrations of Freemasonry, 1827, pp. 21-22)
Penalidade
SUD: A pena é executada, colocando-se o polegar direito sob a orelha esquerda, a palma para baixo, os dedos juntos. O polegar é passado rapidamente através da garganta até o ouvido direito e a mão cai para o lado. Isso significa ter a garganta cortada de orelha a orelha e a sua língua arrancada pela raíz.
MAÇOM: "Passe a sua mão direita através da sua garganta, o polegar ao lado da garganta, o braço alto como o cotovelo numa posição horizontal."
(Masonic "First Degree" oath directions, Morgan, Illustraions of Freemasosonry, 1827, p. 23)
Juramento:
SUD: "SEGUNDO TOQUE DO SACERDÓCIO":
"Nós e cada um de nós dazemos a aliança e a promessa que não vamos revelar os segredos do Segundo Toque do Sacerdócio Aarónico, que acompanha o seu nome, sinal, aperto de mão ou penalidade. Ao fazermos isso, concordamos em ter os nossos peitos cortados e abertos, e nossos corações e orgãos vitais arrancados de nossos corpos e dados às vezes do céu e os animais do campo."
(Temple Mormonism - Its Evolution, Ritual and Meaning, 1931, p. 18)
MAÇOM: "SEGUNDO GRAU":
"Devo sob pena de não menos do que ter a meu peito esquerdo rasgado e meu coração e vísceras retirados e lançados por cima do meu ombro esquerdo e levados para o vale de Jehosaphat, e lá se tornarem presas para as feras no campo e abutres do ar..."
Penalidade:
SUD: A pena é executada colocando a mão direita sobre o lado esquerdo do peito, e passando a mão rapidamente por todo o peito, em seguida, soltando as duas mãos para os lados. Isto significa ter o peito rasgado e o coração e entranhas arrancadas para alimentar os animais do campo e as aves do céu.
(Temple Mormonism - Its Evolution, Ritual and Meaning, 1931, p. 18)
MAÇOM: "O sinal é dado pelo desenho com a mão direita recta, com a palma da mão do mesmo lado do seu peito, atravessando o peito da esquerda para a direita com certa rapidez, e largando-a ao seu lado."
(Morgan, illustrations of Freemasonry, 1827, pp. 52-53)
Juramento:
SUD: "Primeiro Toque do Sacerdócio de Melquisedeque":
"Nós concordamos que o nosso corpo seja cortado ao meio e todas as nossas entranhas caiam."
(LDS Endowment Ceremony, 1931; see Abanes, One Nation Under Gods, p. 38)
MAÇOM: "Terceiro Grau ou Mestre":
"Devo sob pena de não menos do que ter o meu corpo cortado em dois pelo meio, e dividido para o norte e o sul, e meu coração queimado até cinzas."
(Morgan, Illustraions of Freemasonry, p. 75-77)
Penalidade:
SUD: "As mãos são levadas até que os polegares estejam no centro do estômago e movidos rapidamente do estômago até aos quadris, e depois as mãos caem para os lados."
(LDS Endowment Ceremony, 1931; see Abanes, One Nation Under Gods, p. 38)
MAÇOM: A pena é executada ao se colocar a mão direita ao lado esquerdo do intestino, a mão aberta, com o polegar ao lado da barriga, e movendo-o através da barriga, e deixando-o cair, o que é feito razoavelmente rápido. Isto refere-se à pena da obrigação de: "ter meu corpo cortado em dois."
(Morgan, Illustraions of Freemasonry, p. 75-77)
A MORTE DE JOSEPH SMITH E A MAÇONARIA:
Na tarde de 27 de junho de 1844, Joseph Smith morre na cadeia de Carthage. Ao ser atingido pelas balas, ele dirigiu-se à janela, fez um sinal maçom, levou suas mãos acima da cabeça e disse: “... Oh, Senhor meu Deus...", não terminando sua exclamação. De acordo com várias declarações, sabe-se hoje que Joseph Smith queria enviar um sinal aos maçons, e que sua exclamação era um pedido de auxilio maçónico (este assunto será explorado posteriormente).
Joseph Smith, até o momento de sua morte, carregava pendurado ao pescoço um medalhão com símbolos hebreu e maçónico. Este medalhão é conhecido como o talismã de Júpiter, e Emma Smith costumava chamá-lo de a “jóia maçónica de Joseph”.
Comentários:
Joseph Smith entrou na maçonaria e fez juramentos de não revelar nenhum dos rituais e segredos maçónicos. Ao ser interrogado sobre quais eram os segredos da Maçonaria, ele respondeu:
“O segredo da Maçonaria consiste em guardar um segredo”
Porém, pouco depois, cometeu perjúrio, revelando e adicionando os segredos maçónicos à igreja mórmon.
As Lojas maçônicas mórmones, por seu início irregular e por serem uma “fonte” de informações para os rituais mórmones, foram consideradas irregulares. Como os demais maçons não reconheceram os mórmones como maçons legítimos, acabaram recebendo acusações de serem uma maçonaria corrompida do sacerdócio, e posteriormente foram acusados de matarem Joseph.
Os maçons e a maçonaria não são perfeitos, mas a igreja mórmon afirma ser “a única e perfeita sobre a face da terra” por ser dirigida diretamente por Deus. Assim, as doutrinas e rituais perfeitos jamais poderiam mudar de acordo com a vontade do homem, dos líderes sud, do governo americano ou pela conveniência e interesses pessoais.
Porém, a "maçonaria-sud" (endowment) foi modificada várias vezes, sendo a última em 1990. Coincidentemente, estas modificações foram feitas nas porções que foram fielmente retratadas no filme The God Makers (1982) e no posterior The Temple Of The God Makers (as penalidades, que eram quase idênticas às dos 3 primeiros graus maçónicos foram retiradas).
Basta conhecermos um pouco das construções sud mais antigas e do ritual de Investidura do templo sud, e poderemos ver várias ligações com a Maçonaria.
De fato, Reed Durham observou:
"É também óbvio que a arquitetura do Templo de Nauvoo foi, pelo menos em parte, maçonicamente influenciado. Na verdade, parece que houve uma tentativa deliberada de utilizar símbolos maçónicos e motivos. O sol, a lua e as estrelas são exemplos. Um exemplo adicional foi o anjo usado no topo do templo. [Acima do anjo] há um belo compasso e esquadro, no típico estilo maçónico ". (Joseph Smith and Masonry: No Help for the Widow's Son, p.18)
Apesar de muitas pessoas estarem conscientes dos símbolos usados no templo de Salt Lake, estes também foram utilizados em outros edifícios sud em Utah.
O pesquisador mórmon Michael Homer discutiu o uso de símbolos maçónicos pelos mórmones:
"Mesmo depois da virada do século e do abandono da poligamia, a mesma comparação [a Maçonaria] foi feita.
A Primeira Presidência declarou em uma mensagem em 15 de Outubro de 1911, que 'por causa de suas características maçônicas, as cerimónias do templo são sagradas e não para o público'.
O uso de símbolos maçónicos pelos mórmones também tem sido reconhecido publicamente. No início os mórmones não eram nada discretos nas suas representações dos símbolos associados por muito tempo com a Maçonaria... incluindo o esquadro, o compasso, o sol, a lua e as estrelas, a colméia, o olho que tudo vê, toques de mão ritualísticos, dois triângulos entrelaçados formando uma estrela de seis pontas.
Ainda, uma série de outros símbolos maçónicos em casas de endowment, templos, cooperativas, lápides, tabernáculos, capelas da igreja, cabeçalhos de jornais, hotéis, residências, dinheiro, logotipos e selos." ("Similarity of Priesthood in Masonry": The Relationship between Freemasonry and Mormonism, by Michael W. Homer, Dialogue: A Journal of Mormon Thought, vol.27, no.3, Fall 1994, p.73)
A Primeira Presidência declarou em uma mensagem em 15 de Outubro de 1911, que 'por causa de suas características maçônicas, as cerimónias do templo são sagradas e não para o público'.
O uso de símbolos maçónicos pelos mórmones também tem sido reconhecido publicamente. No início os mórmones não eram nada discretos nas suas representações dos símbolos associados por muito tempo com a Maçonaria... incluindo o esquadro, o compasso, o sol, a lua e as estrelas, a colméia, o olho que tudo vê, toques de mão ritualísticos, dois triângulos entrelaçados formando uma estrela de seis pontas.
Ainda, uma série de outros símbolos maçónicos em casas de endowment, templos, cooperativas, lápides, tabernáculos, capelas da igreja, cabeçalhos de jornais, hotéis, residências, dinheiro, logotipos e selos." ("Similarity of Priesthood in Masonry": The Relationship between Freemasonry and Mormonism, by Michael W. Homer, Dialogue: A Journal of Mormon Thought, vol.27, no.3, Fall 1994, p.73)
Ao tentar explicar as semelhanças entre Mormonismo e Maçonaria, um autor sud escreveu:
"Os maçons que visitam o Bloco do Templo em Salt Lake City ficam impressionados com o que eles chamam de emblemas maçónicos, exibidos do lado de fora do templo Mórmon.
Sim, os ‘emblemas maçônicos’ estão exibidos nas paredes do Templo – o sol, a lua e as estrelas, a ‘Santidade ao Senhor’, as duas mãos direitas cumprimentando-se em comunhão, o olho que tudo vê, o Alfa e o Ômega, e a colméia. Os escritores maçons dizem que o ritual do Templo Mórmon e os seus próprios são muito parecidos em alguns aspectos. Sem desculpas estamos francamente admitindo que pode haver alguma verdade nestas declarações." (Mormonism and Masonry, Introduction, by E. Cecil McGavin, Bookcraft, 1956)
O Sr. McGavin declarou:
"Na agenda de Benjamin F. Johnson, um amigo íntimo e colaborador de Joseph Smith, está registrado que 'Joseph disse-me que a Maçonaria era o endowment apóstata, assim como as religiões sectárias eram as religiões apóstatas.’ Élder Heber C. Kimball, que havia sido maçom por muitos anos, relatou que depois que Joseph Smith tornou-se um maçom, ele explicou a seus irmãos que a Maçonaria havia sido retirada do sacerdócio". (Mormonism and Masonry, p.199)
O problema com a posição do Sr. McGavin é que nem os rituais maçónicos ou mórmones podem ser demonstrados existirem na época do templo do Rei Salomão. Na verdade, a maioria dos historiadores colocam o início da Maçonaria Moderna nos anos 1700.
O autor sud Michael Homer escreveu:
“Antes de 1860, a maioria dos escritores maçons aceitavam as lendas que alegavam que a Maçonaria teve origem na antiguidade. Embora estas alegações foram contestadas, em sua maioria, por escritores anti-maçons nos Estados Unidos, ... a maioria dos escritores maçónicos recusava-se a ouvir estas afirmações até que uma escola de investigadores ingleses começou a avaliar as minutas das Lojas, os antigos rituais e os registros municipais. Eventualmente esse movimento ... desmascarou a noção de que os rituais praticados na Maçonaria surgiram antes do século XVI."
Gould e outros argumentam que a melhor evidência indica que a Maçonaria originou-se com as corporações de comércio na Idade Média, e que o desenvolvimento da Maçonaria especulativa, com cerimónias e rituais semelhantes aos praticados hoje, começou no século XVII.
Os rituais da Maçonaria nunca foram estáticos, mas evoluíram tanto no tempo e no espaço. Por exemplo, apenas após-1760 os rituais incluíram as obrigações distintas para os graus em conjunto com os sinais, as penalidades, toques e palavras, a forma encontrada na maioria dos rituais subsequentes e no mesmo formato seguido pelo “endowment” no templo mórmon.
Uma vez que a Maçonaria data de 1700 e Joseph Smith era um maçom antes de introduzir os rituais do templo mórmon e construir o templo de Nauvoo, somos forçados a concluir que as semelhanças entre os dois grupos são devidas à elementos de “empréstimo” que Smith fez da maçonaria.
A relação que existiu e ainda perdura até nossos dias, entre a Maçonaria e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um tabu temido por alguns, odiado por outros, e por uma minoria bem pequena é compreendida. Até mesmo mórmones antigos que ocupam cargos de proeminência desconhecem esta relação, e sua importância histórica no estabelecimento da sua religião, e por desconhecê-la, repudiam.
Uma vez que a Maçonaria data de 1700 e Joseph Smith era um maçom antes de introduzir os rituais do templo mórmon e construir o templo de Nauvoo, somos forçados a concluir que as semelhanças entre os dois grupos são devidas à elementos de “empréstimo” que Smith fez da maçonaria.
A relação que existiu e ainda perdura até nossos dias, entre a Maçonaria e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um tabu temido por alguns, odiado por outros, e por uma minoria bem pequena é compreendida. Até mesmo mórmones antigos que ocupam cargos de proeminência desconhecem esta relação, e sua importância histórica no estabelecimento da sua religião, e por desconhecê-la, repudiam.
Tentar pesquisar sobre a relação mormonismo e maçonaria é algo extremamente penoso. O desrespeito, o descaso com a História é gritante.
Se pegarmos velhos manuais da Igreja Mórmon, ou até mesmo livros escritos por antigos líderes, e compararmos estes a suas versões atuais, de forma desconcertante verificaremos que muito do que se refere à estadia dos precursores mórmones na Maçonaria, foi intencional e completamente ignorado.
Quando algum escrito sobrevive ao zelo desconcertante de um ou outro historiador mórmon, atônitos podemos concluir que parte do texto foi editada, capítulos inteiros que tratavam desta temática foram reduzidos a 10 ou 15 linhas onde Maçonaria aparece como algo sem relevância, ou um acontecimento local. Esta cegueira intencional por parte de alguns líderes mórmones é algo que desconcerta e incomoda até mesmo ao mais desatento pesquisador da História Mórmon.
MAIS UMA PRÁTICA TÍPICA DAS IGREJAS DO DIABO:
Devemo-nos lembrar que o membro da igreja que se desloca aos templos para ser baptizado por outra pessoa, quando se levanta das águas, a pessoa baptizada fica totalmente limpa de suas ofensas contra o Senhor. Portanto, pronto para entrar no Reino dos Céus.
Assim, assassinos de massas e assassinos em série estão entre os milhões de mortos que foram batizados postumamente em templos operados e de propriedade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (sud). Estes nomes incluem os ditadores modernos e assassinos em massa - Adolf Hitler, Josef Stalin e Mao Zedong. Outros assassinos múltiplos foram batizados postumamente nos templos mórmones, como o “serial killer” Ted Bundy.
Bundy, que já foi um mórmon, é um dos assassinos em série mais famosos da história E.U.A. Sua principal ocupação na vida foi o assassinato e mutilação de mulheres jovens. Ele também se envolveu com necrofilia, que é uma atração sexual por cadáveres. Bundy destruiu muitas vidas inocentes - e suas vítimas podem ser um número superior a 100. No entanto, Ted Bundy foi batizado por procuração em 28 de maio de 2008, no Templo sud do Rio Jordão, Utah.
Segundo a teologia mórmon, Ted Bundy agora pode aceitar ou rejeitar seu rebatismo mórmon para melhorar sua situação no futuro. Em 23 de Janeiro de 1989, em uma entrevista que ele deu apenas algumas horas antes de sua execução, gravadas em vídeo e intitulado Fatal Addiction, Bundy tinha dificuldades em usar termos para sua história de assassino e iminente execução. Bundy era um assassino de sangue frio que não manifestou qualquer sentimento de remorso por seus crimes.
Enquanto estavam vivos, “serial killers” como Ted Bundy, viveram o suficiente para destruir vidas. Evidentemente, alguns mórmones pensam que após a morte e os rituais do templo - como se por alguma transformação mágica - assassinos depravados, como Bundy, podem potencialmente abraçar e viver eternamente na presença de Deus. Caso contrário, por que realizar rituais de "salvação" aos assassinos mortos?
Os rituais do templo mórmon são realizados por membros vivos da Igreja como procuradores para o falecido. "O trabalho do templo" para os mortos inclui: batismo, confirmação, ordenação ao sacerdócio (para homens), cerimónias de iniciação e de endowment, o selamento ao cônjuge, e selamento das crianças aos pais. Os mórmones acreditam que essas ordenanças ofereçam "salvação" aos não sud falecidos.
A Igreja sud geralmente acusa seus membros errantes pelo grande volume de submissões de documentos com nomes questionáveis, que são processados nos templos sud, que incluem os nomes dos " assassinos célebres". Entanto, batizando assassinos falecidos em uma base rotineira minimiza a gravidade do assassinato, deprecia a vida e cria a ilusão de que mesmo os piores criminosos podem facilmente serem absolvidos das consequências de seus crimes contra a humanidade. Rituais vicários para esses indivíduos destrutivos são totalmente injustificados.
Os mórmones podem insistir em que Deus será o Juiz final, mas a pessoa de mentalidade justa iria batizar Adolf Hitler ou Ted Bundy, ou qualquer um dos sequestradores do 11 de setembro, que perpetraram um ataque devastador e mortal para os Estados Unidos, colidindo aviões contra o World Trade Center e o Pentágono e causando a morte de milhares de pessoas? A maioria dos nomes dos 19 terroristas suicidas árabes, que tinham a intenção de destruir os símbolos americanos e infligir mortes em massa em 11/9, foram submetidos ao sistema do templo mórmon para os rituais de salvação. Este não é um memorial de reverência para com as vítimas que morreram em um evento catastrófico.
Em contrapartida, e, aparentemente com pouco ou nenhumrespeito para com as vítimas dos assassinatos, os nomes de muitos americanos assassinos têm aparecido nos arquivos do templo mórmon. Além de Ted Bundy, aqui estão cinco exemplos de outros bem conhecidos asssassinos dos EUA dos tempos modernos, cujos nomes foram retirados das listas dos já batizado postumamente.
Jeffrey Lionel Dahmer (1960-1994) foi um assassino em série e depravado criminoso sexual de Milwaukee, Wisc., que confessou o assassinato de 17 homens e meninos entre 1978-1991. Dahmer é infame devido à maneira terrível que matou suas vítimas. Seus métodos macabros de assassinato, incluído drogar, estuprar, torturar, asfixiar, causar concussões, facadas, mutilações, necrofilia, desmembramento e canibalismo. Dahmer foi preso pela polícia em 1991. Em seu julgamento, em 1992, ele foi condenado e sentenciado a 15 prisões perpétuas consecutivas, em um total de 957 anos de prisão. Em 28 de novembro de 1994, Dahmer foi espancado até a morte na prisão por um companheiro preso.
Não se sabe se os mórmones têm realizado os rituais por procuração do templo em nome de Jeffrey Dahmer. Ele está listado nos arquivos do templo mórmon, mas os detalhes de qualquer ordenanças do templo que podem estar associadas à sua entrada são marcados como não disponíveis.
Edward Theodore Gein (1906-1984) era um assassino louco e ladrão de túmulos de Vernon County, Wisc. Os EUA nunca viram nada igual a ele no campo da aberração mental, que incluiu a necrofilia, canibalismo e fetichismo da morte, juntamente com o assassinato e roubo de túmulos. Os crimes de Gein foram cometidos em torno de sua cidade natal de Plainfield, Wisc., ganharam notoriedade nos anos 1950, depois que as autoridades descobriram que ele havia exumado corpos em decomposição de cemitérios locais e decorado sua casa com partes de corpos roubados de sepulturas. Enquanto Gein foi condenado por apenas dois homicídios, acredita-se que o número real seja muito maior. Gein foi declarado mentalmente incompetente e incapaz de ser julgado no momento da sua prisão, em 1957.
Ele foi internado num hospital do estado para o resto de sua vida. Em 1968, os médicos declararam que ele estava são o suficiente para ser julgado. Gein foi considerado culpado de homicídio em primeiro grau, mas foi considerada legalmente insano. Ele passou o resto de sua vida em uma instituição para doentes mentais em Madison, Wisc., onde morreu de causas relacionadas com câncer em 26 de julho de 1984, aos 78 anos.
Edward Theodore Gein foi batizado postumamente em 10 de Abril de 2009, no Templo de Palmyra, NY. Ele foi confirmado no Templo Medford, Oregon em 17 de Abril de 2009. Ritos vicários adicionais foram realizados para Gein no Templo em Newport Beach, Califórnia, em Maio de 2009. Ed Gein ficou conhecido como "O Açougueiro de Plainfield." Ele é listado com esse nome em notas ligadas ao seu registro sud, que inclui os detalhes de suas ordenanças do templo.
John Wayne Gacy (1942-1994) foi um notório assassino em série de Chicago, Illinois, que tinha um desejo insaciável por estupro e assassinato. Os métodos brutais de assassinato de Gacy envolviam drogar, algemar, torturar, agredir sexualmente, esfaquear, asfixiar e estrangular. Ele matou 33 meninos e jovens, a maioria dos quais enterrou em um espaço sob o piso de sua casa. O julgamento de Gacy pelos assassinatos começou em Fevereiro de 1980, em Chicago. Em Março de 1980, o júri o considerou culpado pelo assassinato de 33 pessoas entre 1972 e sua prisão em 1978. Gacy foi condenado por todas as 33 mortes e condenado à morte por injeção letal em 10 de maio de 1994, no Stateville Correctional Center, Illinois. Listado como John Gacy –
John Wayne Gacy foi postumamente batizado e confirmado membro da Igreja Mórmon no Templo Twin Falls, Idaho, em 26 de setembro de 2008. O ritual iniciatório foi feito em nome Gacy no templo mórmon em 9 de Outubro de 2008, e o ritual de investidura foi reservado para ele. Um registro de Gacy duplicado no templo, listando-lo como John Wayne Gacy Jr., mostra que um batismo e uma confirmação estão em andamento, e os rituais de iniciação e de endowment estão em espera.
Arthur Gary Bishop (1951-1988) foi um mórmon excomungado de Hinckley, Utah, e foi executado por injeção letal em 10 de junho de 1988, na Prisão Estadual de Utah, por cinco acusações de homicídio, cinco crimes de sequestro agravados e um crime de abuso sexual de um menor. Bishop foi um molestador e assassino infantil. Ele molestou meninos durante muitos anos sem ser apanhado. Em 1983, Bishop confessou o assassinato de cinco jovens rapazes por motivos sexuais. Ele levou a polícia à três esqueletos perto de Cedar Fort, Utah, e à mais dois cadáveres perto de Big Cottonwood Creek.
Em 22 de Janeiro de 2000, no Templo Billings, Mont. , Arthur Gary Bishop tornou-se um mórmon rebatizado por procuração. Outros rituais póstumos foram feitos por ele no mesmo templo mórmon em 2000 e 2001.
Timothy James McVeigh (1968-2001) foi um ativista anti-governo e assassino em massa de Pendleton, NY. Em junho de 1997, McVeigh foi condenado e sentenciado à morte por um júri de Denver devido ao bombardeio do prédio federal Alfred P. Murrah em Oklahoma, que foi grandemente destruído pela explosão de um caminhão-bomba. O atentado, que ocorreu em 19 de Abril de 1995, matou 168 pessoas - incluindo 19 crianças - e feriu centenas mais. Foi o pior ato de terrorismo em solo americano, até o ataque de 11/9. McVeigh se orgulhava de ser o homem responsável pelo bombardeio. Ele não mostrou nenhum remorso das 168 mortes, e ele se referia ao assassinato de 19 crianças como "danos colaterais". McVeigh foi executado por injeção letal em 11 de junho de 2001, em uma prisão federal em Terre Haute, Indiana.
Em 26 de setembro de 2008, Timothy McVeigh foi postumamente batizado e confirmado no Templo Twin Falls, Idaho. Em 9 de Outubro de 2008, no mesmo templo mórmon, um rito de iniciação foi realizado em seu nome, seguido de uma cerimónia de investidura no dia seguinte.
A igreja Mórmon alega ser a única e divina igreja na Terra - uma religião saudável e orientada à família. No entanto, a prática macabra de batizar assassinos apresenta um padrão ímpio e desvalorizador. Quando os mórmones pensam que têm o poder de oferecer a salvação aos assassinos em massa e assassinos em série, essencialmente eles estão a tentar atribuir a redenção para um lugar escuro e profano.
VÍDEOS SOBRE A MAÇONARIA E O MORMONISMO
TESTEMUNHOS EX-MÓRMONES
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